INSTITUTOS
EXATAS E NATURAIS
Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Reologia de Materiais Complexos aplicada a Tecnologias Avançadas - INCT-Rhe9
Estabelecer uma rede formada pelos principais grupos de reologia, ciência que estuda a deformação e o escoamento de materiais complexos, e fluidos não newtonianos do Brasil, e desenvolver soluções viáveis a partir da pesquisa de novos materiais e tecnologias com foco na transição da matriz energética do Brasil.
Acessar HotsiteInstituto GeoAtlantico
Investigar, com múltiplas ferramentas, os diferentes episódios tectônicos que resultaram na amalgamação e no breakup do Gondwana Ocidental, no âmbito da porção centro-sul do Oceano Atlântico Sul. A evolução dos orógenos Araçuaí, Ribeira e Dom Feliciano e de seu impacto na exploração de recursos minerais constitui uma meta global. Já a etapa de breakup, implicando na formação das Bacias de Santos, Campos e Espírito Santo, responsáveis pela produção de petróleo e gás na região sudeste brasileira, bem como sua correlação com as bacias da África Oriental, integram o escopo global da proposta.
Acessar HotsiteInstituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Ciências Moleculares (INCT-CiMol)
O INCT em Ciências Moleculares (INCTCiMol) tem por objetico expandir a abordagem química para pesquisas inter e multidisciplinares visando investigar problemas nas interfaces das Ciências Exatas e Engenharias, Ciências Biológicas e da Saúde conectando pesquisadores membros de diversas instituições e áreas de conhecimento, fornecendo a elas acesso a infraestrutura instrumental já instalada nos laboratórios parceiros, mão de obra especializada através da formação de recursos humanos altamente especializadas e concessão de bolsa e recursos.
Acessar HotsiteCERN-Brasil
Dar suporte às atividades dos grupos brasileiros nos quatro grandes experimentos do Large Hadron Collider (LHC), ALICE, ATLAS, CMS e LHCb tendo como pilares a pesquisa básica, desenvolvimento tecnológico, colaboração e educação, estudando as partículas mais elementares que existem e suas interações, descritas pelo chamado Modelo Padrão (MP), assim como possíveis extensões deste modelo além de aproximar esses desenvolvimentos tecnológicos à indústria nacional.
Acessar HotsiteInstituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Química Analítica de Alimentos: Segurança de Alimentos e Caracterização de Alimentos Funcionais (INCT-ALIM)
Desenvolvimento, validação e aplicação de métodos para determinação de resíduos e contaminantes (pesticidas; medicamentos veterinários; micotoxinas; migrantes de embalagens; contaminantes de processamento); avaliação de risco; caracterização de alimentos funcionais; composição dos alimentos; e acreditação/gestão de laboratórios.
Acessar HotsiteInstituto Nacional de Tecnologia das Radiações na Saúde (INTERAS)
A necessidade de novas tecnologias para caracterização rápida, não-invasiva, e de baixo custo, para doenças que acometem a nossa sociedade ficou evidenciada na pandemia. Aos desafios na detecção precoce e no tratamento do câncer, somaram-se questões relacionadas ao surgimento de novos vírus com alta taxa de letalidade, como o SARS-CoV-2. De fato, a rapidez de diagnóstico aliada a menores custos é quase sempre um fator decisivo na diminuição da mortalidade para praticamente qualquer patologia. O diagnóstico precoce de cânceres e a avaliação em tempo real de septicemia em pronto-atendimentos são dois exemplos a serem citados. Os tratamentos clínicos avançaram exponencialmente nas últimas décadas, mas em muitos casos são caros e ineficientes. Essas limitações exigem soluções inovadoras em todas as esferas envolvidas em cuidados à saúde, como, por exemplo, no diagnóstico clínico-laboratorial e nas estratégias terapêuticas de curto e longo prazo. Neste contexto, propomos neste Instituto desenvolver e aplicar métodos diagnósticos e terapêuticos numa ampla diversidade de doenças (cânceres, síndrome cardio-renal, infecções virais, doenças negligenciadas) baseados em radiações abrangendo uma ampla faixa do espectro eletromagnético (de ionizantes ao infravermelho). Desenvoveremos protocolos dosimétricos físicos e computacionais aplicáveis à radioterapia e medicina nuclear considerando as especificidades das fontes de radiação e procedimentos clínicos das especialidades de interesse neste projeto. O projeto se insere no contexto das tecnologias habilitadoras tecnologias priorizadas pelo MCTI envolvendo (i) Fotônica (ii) Nanotecnologia: materiais nanoestruturados para catálise e liberação de fármacos; (iii) Qualidade de vida, envolvendo desenvolvimento e caracterização de biomateriais para implantes e engenharia tecidual, novos métodos diagnósticos e terapias baseados em tecnologias fotônicas e nucleares.
Acessar HotsiteINCT de Spintrônica e Nanoestruturas Magnéticas Avançadas (INCT-SpinNanoMag)
Síntese de nanoestruturas magnéticas avançadas que apresentem propriedades especiais onde se manifeste a interação entre os graus de liberdade eletrônicos de carga, spin e momento orbital e a investigação experimental e teórica dessas propriedades e o desenvolvimento de dispositivos para aplicação tecnológica impulsionados pelos fenômenos únicos que estas nanoestruturas proporcionam.
Acessar HotsiteInstituto Nacional de Ciência e Tecnologia de nanomateriais para a vida - NanoVIDA
Criar uma rede colaborativa para o desenvolvimento de nanotecnologias em três temas diretamente relacionados à melhoria da qualidade da vida, com ênfase na população brasileira: Energia, Meio Ambiente e Diagnóstico, a partir de quatro objetivos gerais: 1) preparação de diferentes classes de nanomateriais e nanocompósitos, visando otimizar propriedades específicas ou preparar materiais inéditos com vantagens em relação ao estado da arte atual; 2) compreensão aprofundada das relações estrutura/propriedades dos nanomateriais preparados para direcioná-los a aplicações específicas e com desempenho diferenciado; 3) processamento dos nanomateriais preparados na forma de filmes finos, utilizando diferentes técnicas, compatíveis com sua incorporação em dispositivos finais; 4) fabricação de dispositivos e desenvolvimento de processos ou sistemas relacionados à vida, especificamente nos macro temas de energia (captação, armazenamento, economia e produção de combustíveis verdes), meio ambiente (descontaminação, purificação de águas, remediação e sensoriamento de poluentes) e diagnóstico (desenvolvimento de biossensores e kits descartáveis de diagnósticos de doenças negligenciadas e de extrema relevância para a população brasileira, como dengue, zika, chicungunha, Chagas, hepatite B e leishmaniose).
Acessar HotsiteMaterials Informatics
Descobrir novos materiais através do Materials Genome Initiative, que são técnicas de big data, alidadas a simulação computacional, que reduzem consideravelmente o custo destes processos. Tais iniciativas criaram a área de pesquisa hoje chamada de Informática de Materiais com avanços fundamentais relacionados a big data e inteligência artificial, intimamente relacionados à computação de alto desempenho. Há uma variedade de possíveis materiais a serem estudados, como: termoelétricos, magnéticos, para geração e armazenamento de energia, bidimensionais, sistemas mais complexos como isolantes topológicos e para spintrônica. Tais materiais podem ser aplicados para inúmeros dispositivos relacionados à tecnologia da informação, a aplicações estruturais, vidros e polímeros.
Acessar HotsiteInstituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Óptica Básica e Aplicada às Ciências da Vida
O INCT OBACV tem o objetivo de criar uma rede nacional com poder de traduzir e transformar ciência e capacidade científica em produtos e processos de alto valor tecnológico na área da óptica, focando em suas aplicações em saúde e agricultura. As quatro linhas principais de pesquisa - diagnósticos para saúde humana, bioestimulação, tratamentos para a saúde humana e aplicações agroambientais ¿ deverão envolver a criação de diversas plataformas com apoio das ciências básicas e num ambiente de cooperação com o setor produtivo e uma elaborada rede de competências, com parcerias entre institutos e colaboração internacional.
Acessar HotsiteInstituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Bioanalítica
O INCTBio tem como objetivo buscar maneiras de se analisar substâncias importantes presentes nos seres vivos e outros sistemas biológicos, mesmo em quantidades muito pequenas. Parte dos projetos procuram desenvolver novas metodologias que detectam moléculas de interesse na área da saúde. Esses métodos podem tornar o diagnóstico de doenças mais rápido ou mesmo instantâneo, além de diminuir o custo da análise. Uma área de pesquisa de grande relevância é a busca por biomarcadores para doenças como o câncer. Biomarcadores são substâncias que podem indicar a presença de uma doença mesmo nos seus estágios iniciais, o que pode ter um impacto positivo no diagnóstico e tratamento da doença. Além do câncer, outras doenças estão sendo investigadas, como as tropicais negligenciadas (malária, chagas, hanseníase) além de distúrbios psiquiátricos e a obesidade. Outro foco de interesse dos grupos do INCTBio envolve métodos de análise que podem indicar adulteração ou falsificação em alimentos, produtos naturais e medicamentos. Esses métodos contribuem com as atividades de fiscalização e controle de órgãos públicos. Os cientistas pretendem atacar esses problemas de diversas maneiras: desenvolvendo novos equipamentos de análise, novas maneiras de tratar matematicamente os dados obtidos nos experimentos e metodologias inovadoras de separar os materiais presentes em amostras biológicas. A análise de material biológico é complexa devido à presença de um grande número de substâncias, muitas vezes em concentrações muito baixas e que requerem o uso de tecnologias e instrumentação de ponta. Uma dessas tecnologias envolve o uso de biossensores, que são dispositivos tratados para serem sensíveis a um único tipo de substância e que podem descobrir se ela está presente mesmo numa mistura com muitas outras substâncias.
Acessar HotsiteInstituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática
O INCT em Matemática - INCTMat destina-se a promover uma expressiva expansão e consolidação da matemática brasileira, tanto em centros mais avançados como naqueles relativamente mais recentes, que se espalham por todo o país. Apresenta as áreas de pesquisa Álgebra e Geometria Algébrica; Análise e Equações Diferenciais Parciais; Combinatória e Algoritmos; Computação Visual; Economia Matemática - ambiguidade, risco e default em modelos de equilíbrio geral; Física/Matemática ¿ teorias das supercordas; Geometria Diferencial; Geometria Simplética; Matemática Industrial; Matemática do Petróleo - recuperação avançada e combustão in situ; Modelagem Ambiental; Métodos Matemáticos e Modelagem de Fenômenos Biofísicos; Otimização; Probabilidade e Estatística; Sistemas Dinâmicos; Topologia e Singularidades; Ensino da Matemática e Olimpíadas de Matemática.
Acessar HotsiteInstituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Sistemas Complexos
O INCT SC objetiva avaliar: 1) complexidade em sistemas biológicos; 2) complexidade em sistemas econômicos e sociais; e 3) complexidade em sistemas físicos e mecânica estatística não extensiva, tendo como base baseado dois pilares epistemológicos, ou seja, a matemática e a física estatística. Como exemplo típico de um Sistema Complexo podemos mencionar o cérebro, cujo comportamento coletivo é bastante diferente daquele de um único neurônio; a consciência, fenômeno emergente, não pode ser prevista analisando o comportamento de um único neurônio. O estudo dos sistemas complexos é baseado em dois pilares epistemológicos, ou seja, matemática e física estatística. A física estatística nos ensina que a compreensão profunda de fenômenos naturais, artificiais e sociais é frequentemente implementada operacionalmente através das conexões entre as suas diversas escalas (microscópica, mesoscópica, macroscópica). A física estatística, com suas técnicas apropriadas para o estudo de sistemas de muitos corpos, tem se apresentado frequentemente como o formalismo natural para a investigação dos Sistemas Complexos.
Acessar HotsiteInstituto Nacional de Ciência e Tecnologia Física Nuclear e Aplicações
O INCT FNA desenvolve pesquisa para a fronteira do conhecimento científico atual, voltada para aspectos fundamentais da física nuclear de baixas e altas energias, chegando até a física de partículas elementares. Esta área da ciência é certamente uma das que mais amplas aplicações permitem com seus projetos multidisciplinares e com inúmeras aplicações tecnológicas, baseados nos princípios e conceitos da física nuclear e de sua instrumentação.
Acessar HotsiteInstituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fluidos Complexos
O INCT-FCx é uma rede nacional de colaboração científica com ênfase em cristais líquidos, ferrofluidos e agregados supramoleculares de interesse biológico, principalmente membranas lipídicas e lipoproteínas de baixa densidade, que se propõe a avançar no conhecimento científico na área de fluidos complexos e a desenvolver aplicações médicas e tecnológicas, como, por exemplo, em ressonância magnética de imagem e hipertermia para tratamento de câncer, além de novos métodos de diagnóstico da doença cardiovascular (DCV). O foco do trabalho são os sistemas multicomponentes em que existe autoagregação molecular em condições termodinâmica específicas, como os cristais líquidos, nanopartículas e coloides magnéticos, micelas, lipossomas e vesículas, surfactantes, complexos surfactantes-membranas/proteínas/DNA, e lipoproteínas de alta e baixa densidade. O objetivo central do INCT é desenvolver a capacidade nacional de síntese e caracterização dos ferrofluidos, que viabilize tanto sua aplicação nas diferentes áreas como também na sua produção em larga escala, visando suprir o mercado nacional.
Acessar HotsiteInstituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fotônica
O INCT INFO tem como missão expandir a pesquisa, a inovação e a educação em fotônica de classe mundial no Brasil. A fotônica trata das propriedades e aplicações de fótons e forma a base científica e tecnológica de várias subáreas como biofotônica, nanofotônica e a neurofotônica, tendo um importante impacto tecnológico e econômico global nas áreas de comunicações ópticas, tecnologias médicas (desde diagnóstico por imagens até tratamentos com lasers) e displays. O INFO tem formado significativos recursos humanos na área, bem como publicado grande quantidade de dados científicos, registrado patentes e elaborado novos produtos tecnológicos e softwares; nesta nova etapa, propõe abordar problemas e desafios em temas ligados à nanotecnologia voltada para a saúde, bem como novos tipos de lasers, novos materiais orgânicos para LEDs; desenvolvimento e aplicações de técnicas de imagens para diagnóstico na cavidade bucal, desenvolvimento de métodos diagnósticos tumorais por imagem espectral, além de atividades na área de optomicrofluídica.
Acessar HotsiteInstituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Eletrônica Orgânica
O INCT INEO em parceria com setores público e privado pretende criar condições para que o Brasil participe como um dos principais produtores de produtos oriundos da eletrônica orgânica. As principais linhas de estudo pelo INEO são: dispositivos eletrônicos e optoeletrônicos e eletrônica impressa; nanobiotecnologia aplicada à eletrônica orgânica; divulgação do conhecimento e transferência de tecnologia para os setores público e privado.
Acessar HotsiteInstituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos Tectônicos
O INCT ET estuda a crosta continental e o manto superior do território brasileiro mediante a realização de estudos geofísicos e geológicos, objetivando o entendimento da estruturação tectônica e sua dinâmica atual. O foco do projeto é a Plataforma Sul-Americana consolidada na Orogenia Brasiliana do final do Neoproterozoico e início do Fanerozoico. O INCT se propõe a operar e manter a Rede Sismográfica Brasileira, cujos registros serão utilizados para estudos da crosta e da litosfera com dados de telessismos, aplicando técnicas sismológicas modernas, como função de receptor, dispersão de ondas superficiais, tomografia sísmica e inversão conjunta desses métodos.
Acessar HotsiteInstituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Informação Quântica
O INCT IQ visa ao desenvolvimento de pesquisas básicas que conduzam a novas tecnologias de computação e comunicação quântica. A ciência de informação quântica trata dos métodos para caracterizar, transmitir, processar, armazenar, compactar e utilizar computacionalmente a informação contida em sistemas quânticos. Essas características têm motivado o estudo detalhado de um grande número de sistemas físicos, buscando-se candidatos apropriados para a realização dessas tarefas. Trata-se de um tema amplo e multidisciplinar, com consequências fundamentais, com perspectivas de aplicação em computação, comunicações e criptografia.
Acessar HotsiteInstituto Nacional de Ciência e Tecnologia do e-Universo
O INCT e-Universo almeja implantar nacionalmente uma nova cultura colaborativa e um novo paradigma de funcionamento interno de grupos e instituições nacionais ligadas à Astrofísica e à Cosmologia, colocando essas instituições em patamar de funcionalidade semelhante àquelas dos EUA e Europa Ocidental. Um diferencial do INCT é o de já ser, para todos os efeitos práticos, uma colaboração de âmbito nacional, no âmbito do Laboratório Interinstitucional de e-Astronomia (LIneA), representando uma visão estratégica de longo prazo para a pesquisa astrofísica, que procura agregar e apoiar pesquisadores que compartilham dessa visão e que colocam ênfase na e-ciência, que é a ciência extraída de grandes bases de dados (Big Data). Essa nova abordagem é uma realidade cada vez mais presente no mundo moderno e exige a cooperação entre cientistas e profissionais de tecnologia de informação, dentro de uma cultura distinta das colaborações tradicionais. A principal missão do presente INCT é a de, baseado na experiência acumulada e na infraestrutura já disponibilizada pelo LIneA, formar uma nova geração de pesquisadores adaptados a essa realidade e, portanto, apta a se inserir nessas grandes colaborações de maneira organizada e de forma protagonista.
Acessar Hotsite