INSTITUTOS

EXATAS E NATURAIS

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Óptica Básica e Aplicada às Ciências da Vida

O INCT OBACV tem o objetivo de criar uma rede nacional com poder de traduzir e transformar ciência e capacidade científica em produtos e processos de alto valor tecnológico na área da óptica, focando em suas aplicações em saúde e agricultura. As quatro linhas principais de pesquisa - diagnósticos para saúde humana, bioestimulação, tratamentos para a saúde humana e aplicações agroambientais ¿ deverão envolver a criação de diversas plataformas com apoio das ciências básicas e num ambiente de cooperação com o setor produtivo e uma elaborada rede de competências, com parcerias entre institutos e colaboração internacional.

Acessar Hotsite

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Bioanalítica

O INCTBio tem como objetivo buscar maneiras de se analisar substâncias importantes presentes nos seres vivos e outros sistemas biológicos, mesmo em quantidades muito pequenas. Parte dos projetos procuram desenvolver novas metodologias que detectam moléculas de interesse na área da saúde. Esses métodos podem tornar o diagnóstico de doenças mais rápido ou mesmo instantâneo, além de diminuir o custo da análise. Uma área de pesquisa de grande relevância é a busca por biomarcadores para doenças como o câncer. Biomarcadores são substâncias que podem indicar a presença de uma doença mesmo nos seus estágios iniciais, o que pode ter um impacto positivo no diagnóstico e tratamento da doença. Além do câncer, outras doenças estão sendo investigadas, como as tropicais negligenciadas (malária, chagas, hanseníase) além de distúrbios psiquiátricos e a obesidade. Outro foco de interesse dos grupos do INCTBio envolve métodos de análise que podem indicar adulteração ou falsificação em alimentos, produtos naturais e medicamentos. Esses métodos contribuem com as atividades de fiscalização e controle de órgãos públicos. Os cientistas pretendem atacar esses problemas de diversas maneiras: desenvolvendo novos equipamentos de análise, novas maneiras de tratar matematicamente os dados obtidos nos experimentos e metodologias inovadoras de separar os materiais presentes em amostras biológicas. A análise de material biológico é complexa devido à presença de um grande número de substâncias, muitas vezes em concentrações muito baixas e que requerem o uso de tecnologias e instrumentação de ponta. Uma dessas tecnologias envolve o uso de biossensores, que são dispositivos tratados para serem sensíveis a um único tipo de substância e que podem descobrir se ela está presente mesmo numa mistura com muitas outras substâncias.

Acessar Hotsite

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática

O INCT em Matemática - INCTMat destina-se a promover uma expressiva expansão e consolidação da matemática brasileira, tanto em centros mais avançados como naqueles relativamente mais recentes, que se espalham por todo o país. Apresenta as áreas de pesquisa Álgebra e Geometria Algébrica; Análise e Equações Diferenciais Parciais; Combinatória e Algoritmos; Computação Visual; Economia Matemática - ambiguidade, risco e default em modelos de equilíbrio geral; Física/Matemática ¿ teorias das supercordas; Geometria Diferencial; Geometria Simplética; Matemática Industrial; Matemática do Petróleo - recuperação avançada e combustão in situ; Modelagem Ambiental; Métodos Matemáticos e Modelagem de Fenômenos Biofísicos; Otimização; Probabilidade e Estatística; Sistemas Dinâmicos; Topologia e Singularidades; Ensino da Matemática e Olimpíadas de Matemática.

Acessar Hotsite

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Sistemas Complexos

O INCT SC objetiva avaliar: 1) complexidade em sistemas biológicos; 2) complexidade em sistemas econômicos e sociais; e 3) complexidade em sistemas físicos e mecânica estatística não extensiva, tendo como base baseado dois pilares epistemológicos, ou seja, a matemática e a física estatística. Como exemplo típico de um Sistema Complexo podemos mencionar o cérebro, cujo comportamento coletivo é bastante diferente daquele de um único neurônio; a consciência, fenômeno emergente, não pode ser prevista analisando o comportamento de um único neurônio. O estudo dos sistemas complexos é baseado em dois pilares epistemológicos, ou seja, matemática e física estatística. A física estatística nos ensina que a compreensão profunda de fenômenos naturais, artificiais e sociais é frequentemente implementada operacionalmente através das conexões entre as suas diversas escalas (microscópica, mesoscópica, macroscópica). A física estatística, com suas técnicas apropriadas para o estudo de sistemas de muitos corpos, tem se apresentado frequentemente como o formalismo natural para a investigação dos Sistemas Complexos.

Acessar Hotsite

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Física Nuclear e Aplicações

O INCT FNA desenvolve pesquisa para a fronteira do conhecimento científico atual, voltada para aspectos fundamentais da física nuclear de baixas e altas energias, chegando até a física de partículas elementares. Esta área da ciência é certamente uma das que mais amplas aplicações permitem com seus projetos multidisciplinares e com inúmeras aplicações tecnológicas, baseados nos princípios e conceitos da física nuclear e de sua instrumentação.

Acessar Hotsite

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fluidos Complexos

O INCT-FCx é uma rede nacional de colaboração científica com ênfase em cristais líquidos, ferrofluidos e agregados supramoleculares de interesse biológico, principalmente membranas lipídicas e lipoproteínas de baixa densidade, que se propõe a avançar no conhecimento científico na área de fluidos complexos e a desenvolver aplicações médicas e tecnológicas, como, por exemplo, em ressonância magnética de imagem e hipertermia para tratamento de câncer, além de novos métodos de diagnóstico da doença cardiovascular (DCV). O foco do trabalho são os sistemas multicomponentes em que existe autoagregação molecular em condições termodinâmica específicas, como os cristais líquidos, nanopartículas e coloides magnéticos, micelas, lipossomas e vesículas, surfactantes, complexos surfactantes-membranas/proteínas/DNA, e lipoproteínas de alta e baixa densidade. O objetivo central do INCT é desenvolver a capacidade nacional de síntese e caracterização dos ferrofluidos, que viabilize tanto sua aplicação nas diferentes áreas como também na sua produção em larga escala, visando suprir o mercado nacional.

Acessar Hotsite

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fotônica

O INCT INFO tem como missão expandir a pesquisa, a inovação e a educação em fotônica de classe mundial no Brasil. A fotônica trata das propriedades e aplicações de fótons e forma a base científica e tecnológica de várias subáreas como biofotônica, nanofotônica e a neurofotônica, tendo um importante impacto tecnológico e econômico global nas áreas de comunicações ópticas, tecnologias médicas (desde diagnóstico por imagens até tratamentos com lasers) e displays. O INFO tem formado significativos recursos humanos na área, bem como publicado grande quantidade de dados científicos, registrado patentes e elaborado novos produtos tecnológicos e softwares; nesta nova etapa, propõe abordar problemas e desafios em temas ligados à nanotecnologia voltada para a saúde, bem como novos tipos de lasers, novos materiais orgânicos para LEDs; desenvolvimento e aplicações de técnicas de imagens para diagnóstico na cavidade bucal, desenvolvimento de métodos diagnósticos tumorais por imagem espectral, além de atividades na área de optomicrofluídica.

Acessar Hotsite

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Eletrônica Orgânica

O INCT INEO em parceria com setores público e privado pretende criar condições para que o Brasil participe como um dos principais produtores de produtos oriundos da eletrônica orgânica. As principais linhas de estudo pelo INEO são: dispositivos eletrônicos e optoeletrônicos e eletrônica impressa; nanobiotecnologia aplicada à eletrônica orgânica; divulgação do conhecimento e transferência de tecnologia para os setores público e privado.

Acessar Hotsite

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos Tectônicos

O INCT ET estuda a crosta continental e o manto superior do território brasileiro mediante a realização de estudos geofísicos e geológicos, objetivando o entendimento da estruturação tectônica e sua dinâmica atual. O foco do projeto é a Plataforma Sul-Americana consolidada na Orogenia Brasiliana do final do Neoproterozoico e início do Fanerozoico. O INCT se propõe a operar e manter a Rede Sismográfica Brasileira, cujos registros serão utilizados para estudos da crosta e da litosfera com dados de telessismos, aplicando técnicas sismológicas modernas, como função de receptor, dispersão de ondas superficiais, tomografia sísmica e inversão conjunta desses métodos.

Acessar Hotsite

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Informação Quântica

O INCT IQ visa ao desenvolvimento de pesquisas básicas que conduzam a novas tecnologias de computação e comunicação quântica. A ciência de informação quântica trata dos métodos para caracterizar, transmitir, processar, armazenar, compactar e utilizar computacionalmente a informação contida em sistemas quânticos. Essas características têm motivado o estudo detalhado de um grande número de sistemas físicos, buscando-se candidatos apropriados para a realização dessas tarefas. Trata-se de um tema amplo e multidisciplinar, com consequências fundamentais, com perspectivas de aplicação em computação, comunicações e criptografia.

Acessar Hotsite

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do e-Universo

O INCT e-Universo almeja implantar nacionalmente uma nova cultura colaborativa e um novo paradigma de funcionamento interno de grupos e instituições nacionais ligadas à Astrofísica e à Cosmologia, colocando essas instituições em patamar de funcionalidade semelhante àquelas dos EUA e Europa Ocidental. Um diferencial do INCT é o de já ser, para todos os efeitos práticos, uma colaboração de âmbito nacional, no âmbito do Laboratório Interinstitucional de e-Astronomia (LIneA), representando uma visão estratégica de longo prazo para a pesquisa astrofísica, que procura agregar e apoiar pesquisadores que compartilham dessa visão e que colocam ênfase na e-ciência, que é a ciência extraída de grandes bases de dados (Big Data). Essa nova abordagem é uma realidade cada vez mais presente no mundo moderno e exige a cooperação entre cientistas e profissionais de tecnologia de informação, dentro de uma cultura distinta das colaborações tradicionais. A principal missão do presente INCT é a de, baseado na experiência acumulada e na infraestrutura já disponibilizada pelo LIneA, formar uma nova geração de pesquisadores adaptados a essa realidade e, portanto, apta a se inserir nessas grandes colaborações de maneira organizada e de forma protagonista.

Acessar Hotsite

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Tecnologias Analíticas Avançadas

INCT AA produz novas formas de monitoramento da qualidade de frutos e produtos agrícolas, por exemplo, atestando sua qualidade para consumo interno e exportação, colaborando com o desenvolvimento do setor agrícola nacional. Na área forense (policial), o INCT AA desenvolve métodos que permitem obter provas criminais por meio da análise das cenas de crimes ou que podem ser usados por policiais no combate ao tráfico de drogas. Os medicamentos que tomamos precisam ter sua composição e características muito bem conhecidas e mantidas dentro de faixas de tolerância estreitas. Os métodos desenvolvidos pelo INCT AA permitem atestar a qualidade dos medicamentos, inclusive identificando fraudes e falsificações.

Acessar Hotsite