RESULTADOS E PERSPECTIVAS

Os resultados do projeto estão publicados em mais de 170 trabalhos em periódicos, 30 capítulos de livro, dois livros e uma dezena de textos de divulgação. Ressalta-se a caracterização de indicadores de mudanças climáticas globais, a geração de inúmeros dados originais para o Atlântico Sul Ocidental, divulgados em publicações de grande relevância e reuniões e debates internacionais e uma nova teoria explicando o impacto de mudanças globais sobre a biodisponibilidade e exportação de contaminantes para o oceano. Foi demonstrada a ligação entre o desmatamento da floresta tropical e o fluxo de carbono ao oceano. Todos os laboratórios envolvidos na rede foram qualificados a realizar trabalhos de qualidade isonômica e certificada com grau de excelência analítica em nível internacional, garantindo qualidade e visibilidade de resultados.

Atingiu-se a meta da redução das desigualdades regionais.

O INCT-TMCOcean forma recursos humanos em geoquímica, oceanografia e limnologia envolvendo mais de 180 estudantes de graduação e pós-graduação e cerca de 100 trabalhos de conclusão (teses, dissertações e monografias). A rede participa do programa Ciências do Mar da CAPES obtendo grande mobilidade de alunos de mestrado (11) e doutorado (16) entre os programas componentes.

Aumentou o intercâmbio entre as Instituições participantes através de cursos formais, concessão de créditos, estágios sanduíche e pós-doutoramento e cooperações estabelecidas com a Rede Clima, IRD/França-UFC, INPE, IADO-Argentina e IAEA.

Foi realizado o documentário. "Transferência de Materiais na Interface Continente-Oceano", e distribuídas 2.000 cópias a indivíduos, escolas de primeiro e segundo grau e colocado no YouTube.

O impacto internacional é aferido pela visibilidade dos resultados, capa de quatro periódicos internacionais e objeto de dezenas de notícias na mídia.

Foi consolidado o INCT-TMCOcean como foco para a América Latina e Caribe de programas internacionais (IGBP-LOICZ, IMBER), articulando redes de pesquisas para a região através da constituição do escritório regional do LOICZ. A base científica e instrumental conseguida garante a expansão exponencial da produção científica e da formação de recursos humanos. A abrangência e inovação dos resultados prevê um aumento do impacto internacional das pesquisas.