Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Medicina Molecular - INCT-MM

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Medicina Molecular (INCT-MM) foi concebido por grupos de cientistas e médicos experientes, dedicados a integrar a ciência básica e tecnológica à prática clínica. Os pesquisadores têm amplo conhecimento em suas respectivas áreas, o que permite a investigação de anormalidades moleculares e celulares específicas relacionadas ao desenvolvimento de doenças.

O INCT-MM tem demonstrado que é possível atrair cientistas não-clínicos para ambientes clínicos, oferecendo instalações e pessoal qualificado para trazer jovens biólogos moleculares e celulares, assim como formar médicos cientistas que atuem na pesquisa básica. Reunindo pesquisadores competentes de diversas áreas em um ambiente que promova colaboração e inovação, o INCT de Medicina Molecular focaliza seus recursos na pesquisa dos mecanismos fisiopatológicos de doenças graves e complexas e no desenvolvimento de novos tratamentos.

A proposta de financiamento apresentada objetiva promover a mudança de patamar tecnológico, qualitativo e quantitativo da pesquisa dos grupos de pesquisa que formam o Instituto Nacional de Medicina Molecular, com a aquisição e instalação de equipamentos para criação de um Centro de Tomografia por Emissão de Pósitrons, incluindo a produção e desenvolvimento de radiofármacos. No Brasil não existe um centro de pesquisa com essas características, envolvendo fases pré-clínica e clínica integradas à cadeia produtiva. Uma Unidade de PET em uma instituição pública ligada à pesquisa somente está disponível no Estado de São Paulo.


OUTROS INSTITUTOS DO SETOR