Palestra "Assessing Racial Profile", de M. René Lévy, do CESDIP (CNRS- França) e GERN (UE), com tradução simultânea, durante o III Seminário Internacional do InEAC, fevereiro de 2013.III Seminário Internacional do INCT-InEAC (2013)

O INCT-InEAC foi aprovado em fevereiro de 2009, pelo Ministério de Ciência e Tecnologia, através da iniciativa do Programa "Institutos de Ciência e Tecnologia" - Edital 15/08-, proposta pelo CNPq em pareceria com a FAPERJ. Faz parte de um conjunto de 122 INCT aprovados, dentre dos quais, dois foram na área induzida de Segurança Pública, um com sede no estado do Rio de Janeiro (UFF) e um no estado de São Paulo (USP).

De modo geral, o Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia tem como metas, entre outras, mobilizar e agregar, de forma articulada, os melhores grupos de pesquisa em áreas de fronteira da ciência e em áreas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do país; impulsionar a pesquisa científica básica e fundamental competitiva internacionalmente; apoiar a instalação e o funcionamento de laboratórios em instituições de ensino e pesquisa e empresas e contribuir para a melhoria do ensino de ciências e a difusão da ciência para o cidadão comum.

O Núcleo Fluminense de Estudos e Pesquisas é a sede do INCT-InEAC da Universidade Federal Fluminense. É integrado por núcleos de pesquisa e programas de pós-graduação de diferentes estados do Brasil, a saber: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. Também conta com a participação de grupos e de pesquisadores associados internacionais da Argentina, França, Canadá, Portugal e Alemanha.

O INCT-InEAC tem como missão promover um Programa de Pesquisa e Formação, nas áreas de Ciências Humanas e de Ciências Sociais, sobre a diversidade das formas institucionais de administração de conflitos nos diferentes âmbitos dos sistemas de Segurança Pública e de Justiça Criminal, em uma perspectiva comparada. Entre outros resultados, pretende-se colaborar com a inovação nas tecnologias sociais voltadas para a administração institucional de conflitos na sociedade brasileira, tanto do ponto de vista teórico, como do ponto de vista de sua aplicação e implementação, através de ajustes aptos a desenvolvê-las nos diversos contextos onde são requeridas.

O InEAC, na Universidade Federal Fluminense, está vinculado à Proppi, Pró-Reitoria de Pésquisa, Pós-Graduação e Inovação.