RESULTADOS E PERSPECTIVAS

Foram coletadas amostras de Hymenoptera parasitoides em localidades da região sudeste do Brasil, muitas ainda aguardando triagem e identificação do material. As nossas coleções taxonômicas incluem material abundante, parte já identificado e informatizado e disponível para consulta.

Cerca de 400 espécimes pertencem a séries tipo. Os nossos laboratórios receberam equipamentos que permitiram o uso de tecnologia digital, o que auxiliou no processo de identificação e descrição das espécies e a produção de material de qualidade para publicação dos dados obtidos, bem como a melhor integração com grupos internacionais de pesquisa.

No total foram publicados 406 artigos científicos, 224 resumos em congressos; foram concluídos 121 trabalhos, entre monografias, dissertações e teses.

Participaram das atividades do INCT cerca de 140 bolsistas com recursos do CNPq, CAPES e FAPESP. Foram emitidos laudos para a identificação de exemplares de mais de 300 amostras encaminhadas por pesquisadores, em especial, de inimigos naturais de pragas agrícolas. Novas interações entre hospedeiros e parasitoides, em ecossistemas naturais e agroecossistemas foram identificadas e ilustradas. Foi crescente a qualificação dos nossos alunos e técnicos, alguns com atuação junto a renomados centros de pesquisa do exterior com os quais foram estabelecidas parcerias.

Como itens de inovação assinalamos a informatização das coleções de Hymenoptera parasitóides disponibilizadas na Internet, construção de blog, estabelecimento de novos protocolos para a prestação de serviços, pesquisa utilizando a caracterização das espécies por meio da morfologia e análise molecular e o desenvolvimento de tópicos especiais em educação ambiental. Espera-se manter o INCT consolidado como uma rede de interações para pesquisa, ensino e extensão, reconhecido como grupo com metas bem definidas tanto no Brasil como no exterior. Utilizando os diversos meios de comunicação, os conhecimentos gerados pela atuação do INCT continuarão a ser transferidos para a sociedade por meio de publicações, participação em congressos, palestras, cursos de graduação, pós-graduação, treinamento, de exposições e feiras de conhecimento. Á partir dos grupos proponentes, novos grupos emergentes serão incluídos, ampliando a área geográfica de atuação do INCT.