Função Endotelial

O tema do impacto dos hormônios sobre a saúde da mulher compreende uma vasta área do desenvolvimento, da reprodução e da senescência feminina. Esta é uma área estratégica para políticas de saúde, por envolver questões fundamentais quanto ao planejamento familiar, redução de riscos reprodutivos e à prevenção de condições associadas a maior morbi/mortalidade feminina, como a síndrome metabólica, doenças cardiovasculares e osteoporose.

É altamente desejável e necessária a obtenção de novos conhecimentos e evidências científicas e a construção de práticas clínicas e sociais, que permitam avançar efetivamente sobre a proteção e a redução de riscos associados a aspectos endócrinos na mulher.

O INCT de Hormônios e Saúde da Mulher congrega os principais grupos de pesquisa, ensino e assistência médica no país, na área da saúde endócrina e reprodutiva da mulher, com o objetivo de consolidar uma proposta conjunta de pesquisa e desenvolvimento, que se traduza em reais benefícios para a ciência, para o país e para a sociedade.

Os projetos de pesquisa e desenvolvimento incluídos no INCT de Hormônios e Saúde da Mulher buscam, por um lado, rastrear, identificar, prevenir e tratar condições de maior risco relacionadas com a endocrinologia feminina, da infância à terceira idade e, de outro, reconhecer situações ambientais, sociais, biológicas e genéticas que possam representar fatores de proteção à mulher.


OUTROS INSTITUTOS DO SETOR