Mecanismos envolvidos na proteção e na exacerbação da doença durante a resposta do hospedeiro frente à infecção pelo Dengue virus

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Dengue (INCT em Dengue) foi constituído no ano de 2009 em meio a um cenário onde a doença causada pelo vírus da Dengue se faz presente em mais de 100 países. São afetadas populações que vivem em territórios na África, nas Américas, no leste do Mediterrâneo, no sudeste Asiático e no oeste do pacífico. Portanto, países em desenvolvimento ou subdesenvolvidos são os mais atingidos contabilizando um contingente populacional de quase dois bilhões de pessoas em risco de infecção pelo vírus.

A missão e o objetivo do INCT em Dengue é realizar pesquisa científica da mais alta qualidade, sobre o vírus, seu vetor, suas interações com o hospedeiro, as tecnologias necessárias para a prevenção e o controle da doença, e do seu vetor no Brasil. O INCT em Dengue constitui um dos centros de excelência, e referência internacional em pesquisa sobre a Dengue e trabalha com a perspectiva de que o investimento em ciência e tecnologia é essencial para seu controle.


OUTROS INSTITUTOS DO SETOR