Exemplo de fusão de uma célula-tronco humana derivada de cordão umbilical com uma célula de músculo de um paciente com distrofia muscular Duchenne. A célula-tronco

O Centro de Pesquisas sobre o Genoma Humano e células-tronco (CEGH-CEL), ligado ao Instituto de Biociências da USP, nasceu em 2000. Desenvolve pesquisa básica e aplicada ligada ao estudo do genoma humano, doenças genéticas e pesquisas com células-tronco além de atividades ligadas à educação e à transferência de tecnologia. A equipe do CEGH-CEL é formada por professores, pesquisadores, médicos e técnicos especializados e conta com a participação de estudantes de graduação e pós-graduação. O CEGH-CEL é um dos dezessete Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão da FAPESP.

O grupo tem experiência notória em pesquisas de localização de genes que produzem doenças genéticas, utilizando técnicas clássicas, cromossômicas e moleculares, incluindo sequenciamento de última geração (next generation sequencing) . Desde 2005 tem realizado pesquisas com células-tronco, tornando-se uma referencia nacional e internacional nessa área. Também se ocupa do estudo da diversidade genética humana e envelhecimento em indivíduos normais. Os integrantes da equipe trabalham no Serviço de Aconselhamento Genético, que já atendeu mais de 100.000 famílias, desde 1968. Todos os cientistas do grupo são professores da USP, ou UNIFESP ,com ampla experiência em ensino e interessados no desenvolvimento de programas de educação destinados também ao público leigo, jornalistas, professores e alunos do ciclo secundário e agentes de saúde pública.


OUTROS INSTITUTOS DO SETOR