Estudante utilizando equipamento para caracterização de catalisadores

O INCT de Catálise em Sistemas Moleculares e Nanoestruturados (INCT-CMN) tem por finalidade a consolidação e promoção do desenvolvimento da área de catálise para as diversas atividades industriais e de pesquisa no país.

A criação do INCT-CMN permitirá a colaboração estruturada em forma de rede e uma maior mobilidade acadêmica nacional e internacional dos diversos integrantes. A formação complementar e a troca de experiências, a serem fomentadas por meio de cursos, workshops e seminários, devem fortalecer significativamente os programas de doutorado sanduíche nacionais, onde os alunos poderão conhecer pessoalmente laboratórios com experiências diversificadas.

O aumento da mobilidade acadêmica em todos seus níveis contribuirá para a formação de recursos humanos qualificados de alto nível na pós-graduação (mestres e doutores) e na graduação (trabalhos de fim de curso e programas de iniciação científica) e permitirá que a pesquisa gerada possa ser da mais alta qualidade.

Pretende-se que as áreas desenvolvidas no INCT de Catálise em Sistemas Moleculares e Nanoestruturados possam ser aprimoradas nos temas oleoquímica e biodiesel, polimerização de olefinas, catalisadores suportados em materiais magnéticos, catálise voltada à química fina, desenvolvimento de enzimas artificiais e líquidos iônicos.

Uma parte importante dos objetivos deste Instituto é produzir novos conhecimentos nas diferentes áreas da catálise em sistemas moleculares e nanoestruturados; formar pessoal de alto nível, principalmente mestres e doutores, que venham a atuar nas áreas circunscritas ao Instituto que, após concluírem seus cursos, deverão assumir funções de professores/pesquisadores nos diversos centros de pesquisa acadêmica e industrial do país.