INSTITUTOS

SAÚDE

Expossoma

Intensificar os estudos de biomonitoramento humano para a análise dos diversos tipos de população, integrando um grupo de cientistas nacionais de diferentes áreas, estabelecendo valores de referência para contaminantes e nutrientes prioritários em diversos grupos populacionais, e evidenciando pessoas em risco para ações de políticas públicas; Criar uma estrutura para investigações sobre o tema expossoma para entender como vários tipos de exposições, combinados com estilos de vida, se relacionam com o aumento dos riscos à saúde; Estudar as relações entre a exposição a fatores dietéticos e nutricionais e assinaturas etabolômicas/metalômicas e genômicas e seus impactos sobre o risco cardiometabólico em estudos de base populacional; Encontrar perfis moleculares para patologias e estilos de vida definidos com base em mineração de dados, propondo novos biomarcadores para uso preditivo ou diagnóstico precoce; Acrescentar novos estudos no conceito de exposômica, com impacto regional e características peculiares e únicas à população brasileira.

Acessar Hotsite

Combate à Fome: estratégias e políticas públicas para a realização do direito humano à alimentação adequada - Abordagem transdisciplinar de sistemas alimentares com apoio de Inteligência Artificial

O instituto tem com objetivo conduzir estudos investigando a Insegurança Alimentar e os desafios e estratégias para atendimento do direito humano à alimentação adequada; identificar os determinantes da produção sustentável de alimentos, a redução dos gargalos ao abastecimento e distribuição de alimentos de qualidade e saudáveis e diminuição das perdas e desperdício de alimentos; investigar os determinantes sociais vinculados aos resultados de políticas públicas de alimentação e nutrição; pesquisar, desenvolver e aplicar ferramentas e técnicas computacionais para coleta, fusão, processamento, armazenamento, análise, extração do conhecimento e disseminação de dados e informações sobre fome e InA em ambientes urbanos; promover o diálogo entre diferentes atores sociais pela comunicação estratégica integrada por meio da difusão e divulgação científicas utilizando instrumentos midiáticos e práticas da educomunicação socioambiental para democratização do conhecimento, novos padrões de consumo e segurança alimentar.

Acessar Hotsite

INCT em Saúde Oral e Odontologia (INCT Odonto)

Desenvolver, articular e consolidar competências para a criação de um Observatório Nacional de Saúde Oral e seus Agravos baseado em estudos epidemiológicos para impactar políticas de saúde pública; desenvolvimento de plataformas de diagnóstico, protocolos de tratamentos e biomateriais odontológicos inovadores produzidos por fluxo digital, bioquímica antimicrobiana, nanotecnologia, biofotônica, bioinformática e/ou inteligência artificial para ampliar o acesso e aprimorar os serviços de saúde bucal de clinicas odontológicas privadas e no SUS em parceria com o setor industrial da Odontologia.

Acessar Hotsite

Instituto Nacional de Ciencia e Tecnologia em Venenos e Antivenenos: INCT INOVATOX

Criar um ecossistema de pesquisa capaz de propor soluções inovadoras e aplicáveis para problemas relacionados ao envenenamento por animais peçonhentos no Brasil, coordenando Universidades e centros de produção de antivenenos, pesquisadores sêniors e juniores da área de toxinologia, a proposta visa acelerar a produção de conhecimento na área, desde a caracterização de venenos até a proposição de novas terapias, com foco na formação de recursos humanos e na educação da população em geral.

Acessar Hotsite

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Biologia Sintética

O INCT BioSyn tem como objetivo o desenvolvimento de plataformas tecnológicas para geração de ativos e agregação de valor à biodiversidade por meio da biologia sintética, a qual demanda integração multidisciplinar, com vistas a projetar e desenvolver a engenharia de componentes bionanomoleculares, rotas e sistemas biológicos e reprogramar organismos. A engenharia de organismos e sistemas biológicos deverá ter implicações importantes socioeconômicas e ambientais. A engenharia "de novo" de circuitos genéticos, biológicos e módulos de vias sintéticas está começando a solucionar alguns dos desafios cruciais e sendo usado em aplicações práticas em diferentes setores de produção.

Acessar Hotsite

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Hormônios e Saúde da Mulher

O INCT Hormona congrega pesquisadores com sólida experiência em pesquisa, ensino e assistência médica em endocrinologia, ginecologia e medicina reprodutiva no Brasil, buscando concretizar uma proposta conjunta de pesquisa e desenvolvimento que se traduza em reais benefícios para a ciência e a sociedade. O INCT atua numa área de pouca tradição em pesquisa no país e segue três linhas de pesquisa: 1) Síndrome dos ovários policísticos, transtornos de identidade de gênero e hormônios sexuais; 2) Vitamina d, osteoporose, menopausa e insuficiência ovariana primária e 3) Planejamento familiar, incluindo contracepção, infertilidade e distúrbios da sexualidade e endometriose.

Acessar Hotsite

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Medicina Regenerativa

O INCT- REGENERA tem por objetivos articular, organizar e consolidar as competências existentes no país em células-tronco, terapias celulares e bioengenharia tecidual, tendo em vista a demanda originada do aumento progressivo da idade média das populações e da crescente necessidade de garantir qualidade de vida compatível com um custo e uma carga social aceitáveis. Pretende-se organizar uma rede de pesquisa multidisciplinar, que possa abordar diversas doenças de alta prevalência, morbidade e mortalidade, além de promover a transferência dos conhecimentos gerados e das tecnologias desenvolvidas para a assistência médica pública e privada e fomentar a formação científica de recursos humanos qualificados na área.

Acessar Hotsite

Instituto Nacional de Pesquisa em Resistência a Antimicrobianos

O INPRA atua na geração de conhecimento na área de resistência a antimicrobianos, desenvolvendo pesquisas que visam mapear os focos da resistência a antibióticos no Brasil. Além disso, o instituto apoia atividades acadêmicas e colabora com a formação de profissionais especializados. Com a utilização de tecnologias inovadoras, o INPRA pretende prestar serviços para a identificação e caracterização molecular de mecanismos de resistência em amostras bacterianas de origem clínica (hospitalar e comunitária) e ambiental, estabelecer critérios nacionais de padronização do teste de suscetibilidade atuando em conjunto com o BrCAST, avaliar a atividade antimicrobiana de moléculas bioativas de diversas fontes da biodiversidade brasileira, além de criar um banco de dados representativo do território nacional, permitir a transferência dos conhecimentos e tecnologias adquiridos para laboratórios de pequeno e médio portes, e firmar parcerias com órgãos governamentais, como a Anvisa.

Acessar Hotsite

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Obesidade e Diabetes

O INCT OD tem como missões a pesquisa, a formação de recursos humanos, a transferência de conhecimento para a sociedade, a transferência de conhecimento para o governo com participação na formulação de novas políticas públicas de saúde voltadas à obesidade e ao diabetes e a transferência de conhecimento ao setor empresarial e governo, na forma de patentes com objetivos diagnósticos e terapêuticos. O INCT mantém a colaboração com diversos laboratórios no exterior (Universidades de Laval, Universidade de Harvard e Universidade da Califórnia), bem como a forte atuação na formação de recursos humanos nas diversas áreas importantes aos estudos sobre obesidade e diabetes.

Acessar Hotsite

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Avaliação de Tecnologias em Saúde

O INCT IATS tem a missão de desenvolver, fomentar e disseminar a avaliação e o monitoramento de tecnologias em saúde no Brasil, provendo instituições e o Sistema de Saúde de informações técnico-científicas. Agrega pesquisadores de múltiplas áreas e expertise para compor uma rede que aproxima as demandas sociossanitárias das populações e os compromissos institucionais do sistema de saúde com a pesquisa clínica e aplicada.

Acessar Hotsite

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Inovação em Doenças de Populações Negligenciadas

O INCT IDPN é uma evolução do INCT de Gestão da Inovação em Doenças Negligenciadas (INCT IDN) e se preocupa com doenças negligenciadas. São doenças que afetam pessoas no Brasil e outros países tropicais, mas ainda não despertaram interesse econômico das grandes indústrias farmacêuticas que atuam no primeiro mundo. O INCT quer transformar os resultados que os cientistas obtêm em seus laboratórios em benefícios para população. Nos últimos anos, descobriu medicamentos para tratamento de doenças causadas por zika, febre amarela, chikungunya, fungos, mas também técnicas diagnósticas para diversas doenças, desde a doença de Chagas até o câncer.

Acessar Hotsite

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Doenças Tropicais

O INCT DT busca criar novas propostas que reduzam a morbidade e atenuem os prejuízos causados por doenças tropicais, com ênfase em identificar preditores de gravidade de doença de Chagas, leishmaniose e hanseníase, propondo novos métodos de controle ou de tratamento. São também metas do INCT a transferência de conhecimentos para a sociedade, o incremento da participação de empresas nos projetos e o repasse de resultados para órgãos competentes, fornecendo subsídios para a formulação de políticas públicas de saúde.

Acessar Hotsite

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Biologia Estrutural e Bioimagem

O INCT INBEB teve como meta geral criar uma rede de pesquisa multidisciplinar nos campos das biologias molecular, estrutural, celular e tecidual, buscando gerar uma visão global sobre diversas doenças humanas importantes para a saúde pública no país. A sólida infraestrutura física e científica desenvolvida neste período conta com um dos maiores parques de equipamentos nesta área, atendendo à demanda dos pesquisadores brasileiros e de outros países que buscam fazer colaborações e elevar o patamar dos conhecimentos em suas respectivas áreas do conhecimento. O INCT pretende compreender as bases moleculares das doenças amiloidogênicas, câncer e doenças degenerativas, parasitárias e virais, com a proposição de novas terapias, necessárias para a diminuição da morbidade e mortalidade da população acometida por tais enfermidades.

Acessar Hotsite

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Epidemiologia da Amazônia Ocidental

O INCT EpiAmO tem como objetivo avaliar o quadro epidemiológico das endemias e potenciais patologias emergentes na Amazônia Ocidental, uma região que, em contraste com a riqueza de sua biodiversidade, apresenta os piores índices de desenvolvimento humano dentre os indicadores nacionais. Visando a proposição e avaliação de medidas inovadoras de controle das endemias da região, pretende-se fortalecer uma rede integrada de pesquisadores que atuem sobre os seguintes eixos: malária e vetores, dengue e chikungunya, leishmanioses e vetores, doença de chagas e vetores, filarioses e vetores, hepatites virais, doenças associadas a morbidades e mortalidade infantil, biotecnologia aplicada às endemias tropicais e epidemiologia genética.

Acessar Hotsite

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Inovação em Medicamentos e Identificação de Novos Alvos Terapêuticos

O INCT INOVAMED visa o desenvolvimento de novos fármacos e a pesquisa de novos alvos terapêuticos, buscando contribuir para a inovação e a ciência de qualidade na área de desenvolvimento de medicamentos. O INOVAMED pretende, entre outras atividades, estabelecer parcerias com as principais indústrias farmacêuticas brasileiras, de capital nacional ou multinacional, para realizar pesquisas pré-clínicas e clínicas em câncer, depressão, ansiedade, psoríase, coceira e doenças crônicas e degenerativas (artrite reumatoide, doença de Alzheimer, dor e esclerose múltipla), com especial ênfase na interação entre o sistema imune e o sistema nervoso.

Acessar Hotsite

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Medicina Assistida por Computação Científica

0 INCT MACC propõe a transferência para o Sistema de Saúde de aplicativos médicos inovadores, orientados para o diagnóstico, tratamento, planejamento cirúrgico, treinamento e suporte à decisão auxiliados por computador. O INCT visa disponibilizar e testar os referidos aplicativos médicos, além de modelar dados de genômica, proteômica e metabolômica para antecipar diagnósticos e desfechos em condições clinicas reais de um hospital terciário.

Acessar Hotsite

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Rede Norte Nordeste de Fitoprodutos

O INCT RENNOFITO dispõe-se a integrar os conhecimentos científicos, tecnológicos e inovadores na área de fitoprodutos, envolvendo o uso sustentável da biodiversidade para produção de insumos farmacêuticos ativos vegetais e os respectivos fitomedicamentos, fitocosméticos e fitonutracêuticos. O INCT busca ampliar o quantitativo de recursos humanos em níveis de mestrado e doutorado nas regiões Norte/Nordeste, qualificando-os para atuar na cadeia produtiva farmacêutica dos fitoprodutos, bem como incrementar a interação com a indústria e outras empresas públicas ou privadas.

Acessar Hotsite

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Dengue e Interação Microorganismo-hospedeiro

O INCT em Dengue tem trabalhado para modernizar os métodos de controle e monitoramento e desenvolver tecnologias mais eficientes e eficazes para o controle do Aedes aegypti. O INCT tornou-se um importante centro de discussões para questões relacionadas à dengue, que entre outras realizações gerou uma plataforma online com o InWeb (Observatório da Dengue), publicou dados científicos de alta qualidade em revistas de impacto, depositou 10 patentes e obteve novas ferramentas para o diagnóstico da dengue e novas armadilhas para o mosquito, tendo sido reconhecido pelo seu trabalho educacional e de divulgação pelo Milenium Development Objectives (MDO) da United Nations Development Program (UDNP).

Acessar Hotsite

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Envelhecimento e Doenças Genéticas: Genômica e Metagenômica

O INCT EDG propõe o estudo das interações complexas entre DNA nuclear e mitocondrial, o meio ambiente e a microbiota (a população de bactérias que vivem nas diferentes partes do corpo humano com seu conjunto de genes) e a sua influência nos processos de envelhecimento e nas doenças genéticas. Entender esse equilíbrio complexo entre o genoma e o ambiente é um desafio que se pretende enfrentar por meio de diferentes estratégias e expertises, utilizando um conjunto de técnicas essenciais para ajudar a entender os mecanismos específicos responsáveis pelo processo de envelhecimento normal e patológico. O foco principal é contribuir para a elucidação de fatores responsáveis pela grande variabilidade associada ao envelhecimento, estudando também doenças genéticas no intuito de aumentar a nossa compreensão acerca da longevidade saudável.

Acessar Hotsite

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Centro de Química Medicinal de Acesso Aberto

O INCT CQMED propõe a criação de uma rede altamente integrada de pesquisadores de diferentes disciplinas (genética, bioquímica, química medicinal, biologia celular e do desenvolvimento), totalmente comprometida com a pesquisa de livre acesso: todos os dados e reagentes gerados são de livre acesso a qualquer pesquisador, de dentro ou fora do instituto, sem nenhuma restrição. O projeto visa explorar o potencial de genes relevantes para a medicina, a agricultura e a indústria, focando nas proteínas codificadas por estes genes e desenvolvendo um pacote de ferramentas que permitirão a investigação das proteínas selecionadas.

Acessar Hotsite

Mostrando 21 - 40 de 54 resultados.
Itens por página 20
de 3