INSTITUTOS

SAÚDE

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Excitotoxicidade e Neuroproteção

O INCT EN é uma rede nacional e internacional que investiga doenças do cérebro (SNC) e o cérebro normal. Assim, tem grupos que estudam como o cérebro funciona (em estudos com animais e com pessoas), como as pessoas (ou os animais) aprendem, como acontecem as doenças cerebrais, como prevenir ou como tratar essas doenças (curando, melhorando ou não tendo nenhum efeito), como descobrir novos remédios para prevenir ou curar estas doenças, etc. O instituto propõe ainda associar o conhecimento gerado à formulação de uma proposta socioeducativa, principalmente junto às redes públicas de educação e saúde, alertando sobre a importância da manutenção da saúde cerebral.

Acessar Hotsite

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Neuroimmunomodulação

O INCT NIM objetiva estabelecer rede de pesquisa e formação de recursos humanos, baseando-se em visão holística sobre mecanismos celulares e moleculares relativos à fisiologia das interações neuroimunendócrinas e respectivos desvios patológicos que possam ocorrer em agravos decorrentes de agentes infecciosos, de alterações metabólicas e de comprometimento neural. Quatro grandes temas são estudados: fisiologia das interações neuroimunoendócrinas; neuroimunomodulação em doenças infecciosas; neuroimunomodulação em doenças metabólicas e neuroimunomodulação em doenças do neurodesenvolvimento e neurodegenerativas. Será possível realizar diversas entregas para a sociedade, em termos de produção técnico-científica, geração de produtos de interesse para a saúde, formação de recursos humanos especializados e difusão do conhecimento para o conjunto da sociedade.

Acessar Hotsite

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fármacos e Medicamentos

O INCT INOFAR visa contribuir para a capacitação nacional do setor farmacêutico gerando inovação incremental, radical e social relativas a fármacos. As pesquisas realizadas ao longo do tempo propiciaram a identificação de novas moléculas orgânicas sintéticas, autênticas candidatas a novos fármacos de distintas classes terapêuticas, completando os estudos de fase pré-clínica e espera-se atingir a fase clínica nos subprojetos mais avançados em termos de resultados que compõem esta proposta, para, por exemplo, o tratamento de doenças crônicas degenerativas não transmissíveis (e.g. cardiovasculares, inflamatórias, metabólicas e câncer), além de parasitoses negligenciadas (e.g. leishmaniose e Chagas), incluindo o estudo de novos compostos úteis para o combate à dependência química, especialmente à cocaína, caracterizando uma iniciativa de inovação radical de cunho social. Uma exemplo das inovações farmacêuticas incrementais é adotar o estudo de rotas de síntese de fármacos genéricos atuais ou futuros - de relevo para empresas do setor ou de interesse econômico para o SUS, além do estudo de rotas de síntese de novos fármacos genéricos sem produção no País e aqueles com proteção patentária vencida ou a vencer, que representem relevantes oportunidades de negócios.

Acessar Hotsite

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Fotônica Aplicada à Biologia Celular

O INCT em Fotônica Aplicada à Biologia celular objetiva gerar e disponibilizar conhecimento na interface biologia/física que permita estudar fenômenos biológicos da escala molecular até observações in vivo em pequenos animais. Para isso o instituto conta com uma infraestrutura de plataforma multimodal já estabelecida, que deve ser consolidada e ampliada, em ações denominadas CONSOLIDAÇÃO e EXPANSÃO. A expansão será voltada fundamentalmente à montagem de sistema de super-resolução, capaz de acompanhar movimentos moleculares. Do ponto de vista biológico, pode-se classificar as possibilidades de atuação do INFABiC em diversas categorias entrelaçadas em diferentes níveis. Essa classificação auxilia na identificação de necessidades dos pesquisadores, melhores técnicas, estudos fundamentais que devem ser realizados no âmbito do INFABiC e as direções futuras, estratégicas, para o Instituto.

Acessar Hotsite

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Genética Médica Populacional

O INaGeMP consolidou-se no cenário nacional e internacional por meio de ações de investigação de doenças genéticas raras em isolados populacionais por todas as regiões do Brasil. Além de trazer benefícios diretos às comunidades atingidas, essas ações contribuíram para a formação de recursos humanos em vários níveis, resultaram em inúmeras publicações, divulgaram a Genética Médica Populacional (nova disciplina criada por meio dos estudos do instituto, situada na interface entre as Genéticas Médica, Populacional, Epidemiológica e Comunitária) entre profissionais e estudantes da área da saúde e atraíram o interesse de empresas, de organizações não-governamentais e do próprio governo, com repercussão importante na mídia.

Acessar Hotsite

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Investigação em Imunologia

O INCT III inicialmente criado em 2001 como um Instituto do Milênio, atua em doenças Infecciosas, HIV/AIDS, alergias, doenças autoimunes, transplantes e imunodeficiências primárias utilizando uma abordagem global e integrada que inclui ferramentas clínicas, moleculares, epidemiológicas, de informática e de biologia de sistemas. O INCT inova no desenvolvimento de novas vacinas e nas imunoterapias contra rejeição dos transplantes, dentre outros, e nesta nova etapa propõe desenvolver ensaios clínicos para testar em seres humanos as estratégias inovadoras desenvolvidas na experimentação. Já formou importante contingente de recursos humanos na área, tendo aprimorado o portfólio de produtos e registrado diversas patentes.

Acessar Hotsite

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Psiquiatria do Desenvolvimento para Crianças e Adolescentes

O INCT INPD tem a missão de gerar conhecimento e formar recursos humanos em saúde mental infantil e adolescente usando o referencial da psiquiatria do desenvolvimento, cuja premissa é que os transtornos mentais estão relacionados a alterações precoces no desenvolvimento cerebral e que, intervindo nesse processo, é possível revertê-las. O INCT pretende implementar um programa articulando C&T com o desenvolvimento de recursos humanos, transferência de conhecimento e internacionalização, com o objetivo de continuar dois bem sucedidos estudos de coorte, iniciar uma nova intervenção para os estágios mais precoces do desenvolvimento e criar um centro para integração de dados.

Acessar Hotsite

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Translacional em Medicina

O INCT TM tem o propósito de estabelecer uma rede nacional de centros de pesquisa para a investigação, por meio de pesquisa translacional, de biomarcadores e de novos alvos terapêuticos e moléculas capazes de atuar em transtornos neuropsiquiátricos, visando agilizar a aplicação de dados de pesquisa básica no contexto clínico e oferecer possibilidades importantes para que o Brasil desenvolva seu potencial de geração de inovação a partir de sua produção acadêmica. Além disso, o INCT TM pesquisa sobre moléculas promissoras para o tratamento de transtornos e sintomas neuropsiquiátricos.

Acessar Hotsite

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Tuberculose

O INCT TB é responsável por diversos avanços na área da tuberculose, dedica-se à busca de alvos metabólicos e compostos químicos com ação biológica útil na terapêutica antituberculose, bem como novos métodos diagnósticos e biomarcadores que possam ser rapidamente incorporados ao sistema público de saúde. O INCT também opera no sentido de consolidar competências no Brasil para a realização de estudos pré-clínicos e, talvez futuramente, ensaios clínicos para as moléculas relacionadas ao tratamento da tuberculose. Além de desenvolver estudos de vacinas e, na área de diagnóstico, continuar na pesquisa de novos testes moleculares.

Acessar Hotsite

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento de Vacinas

O INCT V pretende, num contexto de grandes descobertas científicas e avanços tecnológicos recentes que criaram condições promissoras para o progresso no desenho racional de vacinas, suprir uma demanda científica e tecnológica existente e acelerar o desenvolvimento de vacinas contra doenças infecciosas de interesse médico e veterinário. Baseado na experiência do grupo, no impacto esperado para a saúde pública e na ausência de alternativas para controle, foram eleitas para esta etapa doença de Chagas, dengue, leishmaniose e malária causada por P. vivax como alvos de estudo.

Acessar Hotsite

Mostrando 21 - 30 de 30 resultados.
Itens por página 20
de 2