INSTITUTOS

SAÚDE

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Biologia Sintética

O INCT BioSyn tem como objetivo o desenvolvimento de plataformas tecnológicas para geração de ativos e agregação de valor à biodiversidade por meio da biologia sintética, a qual demanda integração multidisciplinar, com vistas a projetar e desenvolver a engenharia de componentes bionanomoleculares, rotas e sistemas biológicos e reprogramar organismos. A engenharia de organismos e sistemas biológicos deverá ter implicações importantes socioeconômicas e ambientais. A engenharia "de novo" de circuitos genéticos, biológicos e módulos de vias sintéticas está começando a solucionar alguns dos desafios cruciais e sendo usado em aplicações práticas em diferentes setores de produção.

Acessar Hotsite

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Hormônios e Saúde da Mulher

O INCT Hormona congrega pesquisadores com sólida experiência em pesquisa, ensino e assistência médica em endocrinologia, ginecologia e medicina reprodutiva no Brasil, buscando concretizar uma proposta conjunta de pesquisa e desenvolvimento que se traduza em reais benefícios para a ciência e a sociedade. O INCT atua numa área de pouca tradição em pesquisa no país e segue três linhas de pesquisa: 1) Síndrome dos ovários policísticos, transtornos de identidade de gênero e hormônios sexuais; 2) Vitamina d, osteoporose, menopausa e insuficiência ovariana primária e 3) Planejamento familiar, incluindo contracepção, infertilidade e distúrbios da sexualidade e endometriose.

Acessar Hotsite

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Medicina Regenerativa

O INCT- REGENERA tem por objetivos articular, organizar e consolidar as competências existentes no país em células-tronco, terapias celulares e bioengenharia tecidual, tendo em vista a demanda originada do aumento progressivo da idade média das populações e da crescente necessidade de garantir qualidade de vida compatível com um custo e uma carga social aceitáveis. Pretende-se organizar uma rede de pesquisa multidisciplinar, que possa abordar diversas doenças de alta prevalência, morbidade e mortalidade, além de promover a transferência dos conhecimentos gerados e das tecnologias desenvolvidas para a assistência médica pública e privada e fomentar a formação científica de recursos humanos qualificados na área.

Acessar Hotsite

Instituto Nacional de Pesquisa em Resistência a Antimicrobianos

O INPRA atua na geração de conhecimento na área de resistência a antimicrobianos, desenvolvendo pesquisas que visam mapear os focos da resistência a antibióticos no Brasil. Além disso, o instituto apoia atividades acadêmicas e colabora com a formação de profissionais especializados. Com a utilização de tecnologias inovadoras, o INPRA pretende prestar serviços para a identificação e caracterização molecular de mecanismos de resistência em amostras bacterianas de origem clínica (hospitalar e comunitária) e ambiental, estabelecer critérios nacionais de padronização do teste de suscetibilidade atuando em conjunto com o BrCAST, avaliar a atividade antimicrobiana de moléculas bioativas de diversas fontes da biodiversidade brasileira, além de criar um banco de dados representativo do território nacional, permitir a transferência dos conhecimentos e tecnologias adquiridos para laboratórios de pequeno e médio portes, e firmar parcerias com órgãos governamentais, como a Anvisa.

Acessar Hotsite

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Obesidade e Diabetes

O INCT OD tem como missões a pesquisa, a formação de recursos humanos, a transferência de conhecimento para a sociedade, a transferência de conhecimento para o governo com participação na formulação de novas políticas públicas de saúde voltadas à obesidade e ao diabetes e a transferência de conhecimento ao setor empresarial e governo, na forma de patentes com objetivos diagnósticos e terapêuticos. O INCT mantém a colaboração com diversos laboratórios no exterior (Universidades de Laval, Universidade de Harvard e Universidade da Califórnia), bem como a forte atuação na formação de recursos humanos nas diversas áreas importantes aos estudos sobre obesidade e diabetes.

Acessar Hotsite

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Avaliação de Tecnologias em Saúde

O INCT IATS tem a missão de desenvolver, fomentar e disseminar a avaliação e o monitoramento de tecnologias em saúde no Brasil, provendo instituições e o Sistema de Saúde de informações técnico-científicas. Agrega pesquisadores de múltiplas áreas e expertise para compor uma rede que aproxima as demandas sociossanitárias das populações e os compromissos institucionais do sistema de saúde com a pesquisa clínica e aplicada.

Acessar Hotsite

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Inovação em Doenças de Populações Negligenciadas

O INCT IDPN é uma evolução do INCT de Gestão da Inovação em Doenças Negligenciadas (INCT IDN) e se preocupa com doenças negligenciadas. São doenças que afetam pessoas no Brasil e outros países tropicais, mas ainda não despertaram interesse econômico das grandes indústrias farmacêuticas que atuam no primeiro mundo. O INCT quer transformar os resultados que os cientistas obtêm em seus laboratórios em benefícios para população. Nos últimos anos, descobriu medicamentos para tratamento de doenças causadas por zika, febre amarela, chikungunya, fungos, mas também técnicas diagnósticas para diversas doenças, desde a doença de Chagas até o câncer.

Acessar Hotsite

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Doenças Tropicais

O INCT DT busca criar novas propostas que reduzam a morbidade e atenuem os prejuízos causados por doenças tropicais, com ênfase em identificar preditores de gravidade de doença de Chagas, leishmaniose e hanseníase, propondo novos métodos de controle ou de tratamento. São também metas do INCT a transferência de conhecimentos para a sociedade, o incremento da participação de empresas nos projetos e o repasse de resultados para órgãos competentes, fornecendo subsídios para a formulação de políticas públicas de saúde.

Acessar Hotsite

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Biologia Estrutural e Bioimagem

O INCT INBEB teve como meta geral criar uma rede de pesquisa multidisciplinar nos campos das biologias molecular, estrutural, celular e tecidual, buscando gerar uma visão global sobre diversas doenças humanas importantes para a saúde pública no país. A sólida infraestrutura física e científica desenvolvida neste período conta com um dos maiores parques de equipamentos nesta área, atendendo à demanda dos pesquisadores brasileiros e de outros países que buscam fazer colaborações e elevar o patamar dos conhecimentos em suas respectivas áreas do conhecimento. O INCT pretende compreender as bases moleculares das doenças amiloidogênicas, câncer e doenças degenerativas, parasitárias e virais, com a proposição de novas terapias, necessárias para a diminuição da morbidade e mortalidade da população acometida por tais enfermidades.

Acessar Hotsite

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Epidemiologia da Amazônia Ocidental

O INCT EpiAmO tem como objetivo avaliar o quadro epidemiológico das endemias e potenciais patologias emergentes na Amazônia Ocidental, uma região que, em contraste com a riqueza de sua biodiversidade, apresenta os piores índices de desenvolvimento humano dentre os indicadores nacionais. Visando a proposição e avaliação de medidas inovadoras de controle das endemias da região, pretende-se fortalecer uma rede integrada de pesquisadores que atuem sobre os seguintes eixos: malária e vetores, dengue e chikungunya, leishmanioses e vetores, doença de chagas e vetores, filarioses e vetores, hepatites virais, doenças associadas a morbidades e mortalidade infantil, biotecnologia aplicada às endemias tropicais e epidemiologia genética.

Acessar Hotsite

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Inovação em Medicamentos e Identificação de Novos Alvos Terapêuticos

O INCT INOVAMED visa o desenvolvimento de novos fármacos e a pesquisa de novos alvos terapêuticos, buscando contribuir para a inovação e a ciência de qualidade na área de desenvolvimento de medicamentos. O INOVAMED pretende, entre outras atividades, estabelecer parcerias com as principais indústrias farmacêuticas brasileiras, de capital nacional ou multinacional, para realizar pesquisas pré-clínicas e clínicas em câncer, depressão, ansiedade, psoríase, coceira e doenças crônicas e degenerativas (artrite reumatoide, doença de Alzheimer, dor e esclerose múltipla), com especial ênfase na interação entre o sistema imune e o sistema nervoso.

Acessar Hotsite

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Medicina Assistida por Computação Científica

0 INCT MACC propõe a transferência para o Sistema de Saúde de aplicativos médicos inovadores, orientados para o diagnóstico, tratamento, planejamento cirúrgico, treinamento e suporte à decisão auxiliados por computador. O INCT visa disponibilizar e testar os referidos aplicativos médicos, além de modelar dados de genômica, proteômica e metabolômica para antecipar diagnósticos e desfechos em condições clinicas reais de um hospital terciário.

Acessar Hotsite

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Rede Norte Nordeste de Fitoprodutos

O INCT RENNOFITO dispõe-se a integrar os conhecimentos científicos, tecnológicos e inovadores na área de fitoprodutos, envolvendo o uso sustentável da biodiversidade para produção de insumos farmacêuticos ativos vegetais e os respectivos fitomedicamentos, fitocosméticos e fitonutracêuticos. O INCT busca ampliar o quantitativo de recursos humanos em níveis de mestrado e doutorado nas regiões Norte/Nordeste, qualificando-os para atuar na cadeia produtiva farmacêutica dos fitoprodutos, bem como incrementar a interação com a indústria e outras empresas públicas ou privadas.

Acessar Hotsite

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Dengue e Interação Microorganismo-hospedeiro

O INCT em Dengue tem trabalhado para modernizar os métodos de controle e monitoramento e desenvolver tecnologias mais eficientes e eficazes para o controle do Aedes aegypti. O INCT tornou-se um importante centro de discussões para questões relacionadas à dengue, que entre outras realizações gerou uma plataforma online com o InWeb (Observatório da Dengue), publicou dados científicos de alta qualidade em revistas de impacto, depositou 10 patentes e obteve novas ferramentas para o diagnóstico da dengue e novas armadilhas para o mosquito, tendo sido reconhecido pelo seu trabalho educacional e de divulgação pelo Milenium Development Objectives (MDO) da United Nations Development Program (UDNP).

Acessar Hotsite

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Envelhecimento e Doenças Genéticas: Genômica e Metagenômica

O INCT EDG propõe o estudo das interações complexas entre DNA nuclear e mitocondrial, o meio ambiente e a microbiota (a população de bactérias que vivem nas diferentes partes do corpo humano com seu conjunto de genes) e a sua influência nos processos de envelhecimento e nas doenças genéticas. Entender esse equilíbrio complexo entre o genoma e o ambiente é um desafio que se pretende enfrentar por meio de diferentes estratégias e expertises, utilizando um conjunto de técnicas essenciais para ajudar a entender os mecanismos específicos responsáveis pelo processo de envelhecimento normal e patológico. O foco principal é contribuir para a elucidação de fatores responsáveis pela grande variabilidade associada ao envelhecimento, estudando também doenças genéticas no intuito de aumentar a nossa compreensão acerca da longevidade saudável.

Acessar Hotsite

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Centro de Química Medicinal de Acesso Aberto

O INCT CQMED propõe a criação de uma rede altamente integrada de pesquisadores de diferentes disciplinas (genética, bioquímica, química medicinal, biologia celular e do desenvolvimento), totalmente comprometida com a pesquisa de livre acesso: todos os dados e reagentes gerados são de livre acesso a qualquer pesquisador, de dentro ou fora do instituto, sem nenhuma restrição. O projeto visa explorar o potencial de genes relevantes para a medicina, a agricultura e a indústria, focando nas proteínas codificadas por estes genes e desenvolvendo um pacote de ferramentas que permitirão a investigação das proteínas selecionadas.

Acessar Hotsite

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Neurociência Translacional

O INCT INNT tem como seus temas de pesquisa o Desenvolvimento e a Plasticidade do Sistema Nervoso, as Doenças do Desenvolvimento, da Vida Adulta e do Envelhecimento, destacando-se a epilepsia e a doença de Alzheimer. O conceito de Neurociência Translacional refere-se a uma ampla escala de atividades de pesquisa que se estendem desde a pesquisa básica ou fundamental, até a sua apropriação social tanto na área da saúde como em educação e outros aspectos da vida social. Refere-se às pontes que levam os resultados da pesquisa em Neurociência gerarem conceitos fundamentais para a Cultura e a Ciência, bem como se desdobrarem em resultados com impacto social nas políticas públicas.

Acessar Hotsite

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Células Tronco e Terapia Celular no Câncer

O INCTC em 2008 propõe o desenvolvimento de um extenso programa de pesquisas básicas e clínicas para entender, isolar, cultivar e usar terapeuticamente as células-tronco somáticas e pluripotentes, prevendo também o estudo de células-tronco neoplásicas, em particular as associadas às leucemias e aos linfomas. Em vista da evolução do conhecimento científico sobre as células-tronco neoplásicas, nesta nova etapa pretende-se isolar, cultivar e caracterizar células tumorais individuais e estudar o microambiente tumoral com o objetivo de melhor compreender os mecanismos que levam à oncogênese, incluindo também a investigação de terapias inovadoras, como a imunoterapia e a nanomedicina, por exemplo, que deverá originar estudos pré-clínicos e clínicos para diversas neoplasias.

Acessar Hotsite

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Biomarcadores em Neuropsiquiatria

O INCT INBioN objetiva analisar aspectos etiológicos comuns e marcadores diferenciais entre a Esquizofrenia, o Transtorno Bipolar e a Doença de Alzheimer. Juntas, estas doenças afetam no Brasil 14 milhões e no mundo 400 milhões de indivíduos. A busca do substrato biológico das doenças neuropsiquiátricas é pré-requisito para o desenvolvimento de terapias mais eficazes e, sobretudo, de estratégias preventivas através do diagnóstico precoce.

Acessar Hotsite

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Oncogenômica e Inovação Terapêutica

O INCT Incito-Inote tem como objetivo estudar o câncer e criar novas formas de tratar essa doença e melhorar o sistema de saúde. No estudo das Síndromes de Câncer Hereditário (SCH) a busca de novos genes de susceptibilidade ao câncer será conduzida com o intuito de assistir adequadamente o grande percentual de pacientes, particularmente mulheres, negativas para mutações nos genes conhecidos, mas que seguramente são portadoras de alterações genéticas que levam ao aumento do risco de desenvolvimento de tumores. Outra frente de estudo são os tumores raros que, juntos, representam cerca de 25% de todos os casos de câncer. Neste aspecto, o objetivo é criar a Iniciativa Brasileira em Tumores Raros (BIRT) e apoiar o Grupo Latino Americano de Câncer Renal (LARCG) para organizar o que poderá ser uma das maiores coortes de tumores raros do mundo. Ainda, o primeiro banco de xenotransplantes de tumores raros na América do Sul será estabelecido, permitindo a condução de ensaios pré-clínicos e a definição de tratamentos mais eficientes.

Acessar Hotsite

Mostrando 1 - 20 de 30 resultados.
Itens por página 20
de 2