INSTITUTOS

HUMANAS, SOCIAIS APLICADAS E EDUCAÇÃO 

INCT de Ciência Cidadã

Promover o avanço do conhecimento científico e tecnológico, de caráter inter e transdisciplinar, para o desenvolvimento, a inovação e a disseminação de conceitos, práticas, metodologias e usos da Ciência Cidadã no Brasil

Acessar Hotsite

INCT Produção da Casa e da Cidade

Aprofundar o conhecimento sobre a produção do urbano no Brasil contemporâneo a partir da análise da complexa e sofisticada interação entre Estado e mercado em um capitalismo marcado pela dominância financeira.

Acessar Hotsite

INCT LABPLAN (LABORATÓRIO DE ESTUDOS SOBRE O PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL)

Analisar o desenvolvimento regional e urbano no Brasil, de 2010 a 2025, partindo de um estudo transversal e multiescalar dos processos condicionantes do desenvolvimento econômico nacional, para compreender as principais transformações na estrutura produtiva, no mercado de trabalho e em distintos indicadores socioeconômicos.

Acessar Hotsite

INCT de Pesquisa em História Natural, Patrimônio Cultural, Artes, Sustentabilidade e Território

Criar um instituto voltado à investigação histórica multidisciplinar e à proteção do Patrimônio, por meio de pesquisas científicas direcionadas à análise, atribuição e identificação dos bens patrimoniais, incluindo questões legais e sistemas operacionais para coibição, fiscalização e controle de tráfico ilícito, falsificação e destruição

Acessar Hotsite

INCT Observatório de Capacidades Militares e Políticas de Defesa

Identificar e elaborar procedimentos para acompanhamento e monitoramento de mudanças relevantes nas capacidades militares e políticas de defesa de potências globais e regionais e de outros países que, por razões específicas, possam servir de benchmark para terceiros, incluindo o Brasil.

Acessar Hotsite

INCT Política educacional e trabalho docente

Desenvolver conhecimento de alto impacto científico que possa fornecer subsídios às políticas públicas em educação, orientadas à corrigir os desequilíbrios presentes na oferta da educação básica no país. O foco da proposta é produzir conhecimento sobre a reestruturação do trabalho docente com as mudanças mais recentes: o emprego de tecnologias digitais instaurando novas lógicas e alterando a cultura escolar, e as condições dos estudantes e suas famílias em contexto de acentuada desigualdade. As estratégias metodológicas para o alcance desse objetivo envolvem estudos quantitativos e qualitativos.

Acessar Hotsite

INCT Qualidade de Governo e Políticas Públicas para o Desenvolvimento Sustentável

Avançar a discussão sobre políticas públicas e qualidade de governo no Brasil para elaboração de diagnósticos, análises e produção compartilhada de trabalhos acadêmicos e de cunho aplicado, formação de recursos humanos relacionados a: i) Governo, governança e instituições políticas, que engloba transparência e mecanismos de responsabilização sobre as instituições públicas, inovação e transformações através de estruturas de governança, modernização e profissionalização da administração pública, novas interfaces entre burocracia e atores sociais e relação entre partidos políticos, ideologia, transparência e corrupção e políticas públicas; ii) Políticas Públicas para o Desenvolvimento Sustentável e para a Inclusão Social, que abarca os processos de formulação, implementação e avaliação de políticas públicas para os ODS, análises sobre o desenvolvimento e o desmantelamento da proteção social, resistência burocrática, bem como determinantes das preferências por políticas sociais, desenvolvimento produtivo e tecnológico e políticas de mudança climática. Inclui também a avaliação do impacto das políticas e a produção de evidências para a tomada de decisão; iii) Judicialização e acesso à justiça e à cidadania, que engloba a judicialização de políticas públicas e litigância estratégica; a análise das instituições judiciais e seus agentes; a atuação das instituições judiciais no controle da corrupção política e nas políticas públicas; acesso à justiça e garantia dos direitos constitucionalizados.

Acessar Hotsite

INCT Participa - Transformações da participação, do associativismo e do confronto político

Articular e potencializar uma rede de pesquisadores nacionais e colaboradores internacionais no intuito de avançar o conhecimento sobre os caminhos e padrões de reordenamento das interações entre atores políticos e da sociedade civil no Brasil pós-2013, com especial atenção às inovações transcorridas no âmbito da participação, quer institucional ou extra-institucional, ao associativismo formal ou informal, bem como ao âmbito das formas disruptivas ou incivis de mobilização da sociedade brasileira. Trata-se não só de fazer avançar a agenda de pesquisa amadurecida por uma subárea consolidada e internacionalmente reconhecida do conhecimento em Ciências Sociais no país, como também de dar respostas a demandas e dúvidas advindas da crise sociopolítica que tem atravessado diversos regimes democráticos contemporâneos. As respostas também incorporam um importante componente de intervenção ou impacto social, destinado a fortalecer capacidades estatais e de ação de atores da sociedade civil.

Acessar Hotsite

INCT em Democracia Digital

"INCT EM DEMOCRACIA DIGITAL E GOVERNO ELETRÔNICO - INCT-DD A democracia digital - ou o uso de ferramentas digitais para complementar, corrigir ou reforçar a democracia por meio de mais (e melhor) participação cidadã, transparência pública, governo aberto, deliberação pública etc. - é dos temas e fenômenos sociais mais importantes no início do século XXI. As iniciativas de e-democracia conduzidas ou patrocinadas pela sociedade, por governos e por organizações locais, nacionais e multilaterais, na forma de projetos ou de ações espontâneas, têm se multiplicado globalmente e em grande velocidade, renovando expectativas de revigoramento das instituições e processos que sustentam a democracia liberal. A importância intrínseca da democracia é reconhecida numa escala sem precedentes históricos no início deste milênio. No entanto, são crescentes os índices de apatia e desinteresse dos indivíduos nos assuntos públicos, como tem sido fartamente documentado pela literatura especializada. Mesmo os rompantes de participação, mormente na forma de protestos e manifestações de massa, são eventuais, sazonais e com baixa efetividade se considerarmos sua capacidade de influenciar os tomadores da decisão política formalmente constituídos. Neste quadro, as possibilidades conferidas por plataformas, aparelhos e ambientes de conexão digital, assim como os usos sociais que daí podem derivar, têm sido lidos mundo afora como uma nova onda de renovação da democracia, voltada para incrementar formas de governo e de governança mais transparentes e accountable, para promover participação política e engajamento cívico, e, consequentemente, para aumentar a legitimidade da própria democracia. O presente projeto propõe a criação do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital ¿ INCT-DD, a ser estabelecido em forma de rede de grupos de pesquisa, com o intuito de: (i) estudar, de forma integrada, o estágio atual da e-democracia no Brasil e no mundo por meio da investigação científica e do monitoramento de iniciativas realizadas pelo Estado, por organizações da sociedade e por organismos multilaterais; (ii) articular a pesquisa e o desenvolvimento em e-democracia com o universo de demandas e de propostas provenientes dos três outros setores principais geralmente envolvidos nesses projetos: o Estado, a sociedade e suas organizações, os organismos e agências internacionais; (iii) formular e aplicar indicadores para avaliação e certificação de experiências de e-democracia. No bojo dessas ações, pretende-se, ainda, desenvolver soluções e projetos de e-democracia, contribuindo para a inovação tecnológica nesse campo. A aprovação do INCT em Democracia Digital produziria os seguintes efeitos: a) Dotaria o país de um centro de referência singular numa área extremamente importante, capaz de acompanhar e interagir com instituições congêneres que se vêm instituindo em todo o mundo. b) Ofereceria as condições para a consolidação de uma rede já existente e a sua expansão em bases consistentes, com a agregação de praticamente todos os grupos e laboratórios de pesquisa nacionais que atuam nas áreas temáticas do Instituto. c) Daria grande velocidade e sustentação à internacionalização da pesquisa e da produção intelectual nacional sobre democracia digital em condições duradouras, simétricas e sustentáveis. No conjunto, o INCT parte com 79 pesquisadores, sendo 48 pesquisadores da EQUIPE DO PROJETO e 31 estrangeiros na EQUIPE DE COLABORADORES, envolvendo 33 instituições, sendo 19 brasileiras e 24 estrangeiras. O INCT atuará em 7 grandes linhas na especialidade da democracia digital. 1) ePARTICIPAÇÃO Envolve diferente ações e mecanismos que habilitam e empoderam cidadãos para expressar opiniões e, potencialmente, para influenciar os processos de tomada de decisão e que ocorrem mediante tecnologias digitais. 2) eDELIBERAÇÃO & ESFERA PÚBLICA ONLINE A discussão ou a deliberação pública por meios eletrônicos, baseada em projetos ou em iniciativas espontâneas, tornou-se fenômeno indispensável para qualquer perspectiva de uso das comunicações digitais para produzir mais e melhor democracia. 3) GOVERNO ELETRÔNICO & PARLAMENTO DIGITAL Poderes e instituições do Estado, órgãos da administração pública, agências, partidos, corpos parlamentares são todos componentes do Estado moderno que tendem a empregar fortemente recursos, plataformas, ferramentas e projetos digitais para: a) melhorar o seu funcionamento interno, facilitar os procedimentos de prestação de contas e controle horizontal, incrementar os canais de interação com o cidadão. 4) TRANSPARÊNCIA DIGITAL & GOVERNO ABERTO A transparência digital é o emprego de tecnologias de informação digital baseadas na interconexão em larga escala para incrementar a transparência governamental ativa e passiva. Governos aberto em que dados e documentos estão à disposição da demanda proveniente do público, da sociedade civil ou das organizações inteligíveis e passível de serem auditados. 5) INTERNET E SOCIEDADE CIVIL & GRASSROOTS eDEMOCRACY Tendência a desenhar processos, ferramentas e recursos digitais que favoreçam o empoderamento e a mobilização das comunidades locais, das minorias, dos movimentos e organizações sociais, dos cidadãos comuns e avulsos. 6) POLÍTICA EM AMBIENTES DIGITAIS As múltiplas linhas de interação entre ambientes, recursos, ferramentas, práticas e até iniciativas baseadas em tecnologias digitais de comunicação são um fenômeno contemporâneo notável que vem sendo acompanhado desde os anos 1990. 7) CÓDIGOS E PRIVACIDADE & GOVERNANÇA DA INTERNET As tecnologias digitais e a comunicação em redes cibernéticas inserem novos elementos no cenário de disputas que guardam características ambivalentes. A governança da Internet diz respeito à administração técnica dos recursos nucleares da rede e ao controle das plataformas conectados às franjas da mesma (que se espalham por múltiplas jurisdições e estão sujeitos a regimes jurídicos variados)."

Acessar Hotsite

INCT Observatório das Dinâmicas Socioambientais (INCT-ODISSEIA)

"O objetivo geral é entender os diferentes níveis de interação das dinâmicas sociais e ecológicas no contexto das mudanças climáticas, ambientais e sociodemográficas com a finalidade de encontrar, junto aos atores locais, possíveis soluções sustentáveis para adaptação. Estas soluções, atreladas à minimização dos impactos sobre o meio ambiente, têm o potencial de aumentar a capacidade de subsistência e, de modo geral, promover uma melhoria na qualidade de vida da população. A proposta tem foco nas populações mais vulneráveis, nos meios rural e urbano de quatro biomas brasileiros: Amazônia, Cerrado, Pantanal e Caatinga. Em cada uma deles, as populações rurais e urbanas enfrentam situações climáticas extremas, tais como os recentes eventos de cheias e secas. A partir do estudo detalhado de quarto locais-pilotos distribuídos nesses biomas, os resultados esperados são: 1) Caracterizar e entender as interações homem-meio ambiente nos atuais contextos climático, ambiental e social e identificar as principais mudanças ocorridas nas últimas décadas, assim como os fatores climáticos, ambientais, demográficos, institucionais e políticos; 2) Entender a emergência e a evolução dos processos de governança ambiental voltados para minimização dos impactos de fenômenos ambientais e para a melhoria da capacidade de adaptação das famílias - tanto os processos locais quanto aqueles oriundos de políticas públicas; 3) Explorar, junto aos atores locais, cenários de evolução, com a finalidade de buscar soluções ligadas a adaptação e sua operacionalização por meio de políticas públicas; 4) Analisar os contrastes e os pontos em comum entre biomas estudados, como subsídio para refinamento das políticas pública; e 5) Facilitar a divulgação dos resultados para os tomadores de decisão e a sociedade civil, no intuito de fomentar instrumentos de políticas públicas. Um dos produtos esperados da proposta será a publicação em tempo quase real de indicadores socioambientais. Esses serão divulgados a partir de uma plataforma web que apresentará uma visão sintética e de fácil compreensão pelo público em geral e pelos tomadores de decisão. A metodologia utiliza uma abordagem interdisciplinar baseada em pesquisas de campo, conduzidas por equipes de formação multidisciplinar. Prevê o levantamento in situ de dados qualitativos e quantitativos, processamento de dados espaciais, ferramentas de análise de dados qualitativos e quantitativos lineares e não-lineares, e técnicas de modelagem. Essa metodologia prevê o emprego de métodos e ferramentas que permitam compartilhar os conhecimentos e integrar a população local na pesquisa. Tendo em vista os desafios da sociedade em encontrar rapidamente soluções para enfrentar as mudanças climáticas e ambientais, um aspecto importante da proposta é a formação de jovens cientistas para promover, nos próximos anos, a ampliação deste tipo de abordagem (multiplicadores locais). A proposta reúne um consórcio de instituições brasileiras, em parte envolvidas na Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais (Rede CLIMA) e, do lado internacional, conta com a colaboração de institutos franceses de pesquisa: o IRD (laboratórios GET, Espace-DEV, PALOC, LEGOS, HSM), o CIRAD (UR GREEN, UMR ART-DEV e MOISA), o CNRS (UMR ART-DEV) e a Universidade da Guiana, que desenvolvem colaborações cientificas há muitos anos com as instituições brasileiras. Em particular, a parceria com o IRD se baseia no Laboratório misto Internacional OCE (Observatório das Mudanças Ambientais), criado em 2009, um parceria de laboratórios do IRD e da Universidade de Brasília. Vale mencionar que, diante da avaliação positiva feita por um comitê misto de avaliadores CNPQ-IRD, a respeito das produções do Observatório, a parceria foi estendida por mais quatro anos (2014-2018). A parceria do CIRAD está associada a duas redes acadêmicas voltadas ao meio rural e à produção e intercâmbio de referências e metodologias: a Rede Amazônia (Agriculturas, florestas e pecuária: para um desenvolvimento sustentável dos territórios na Amazônia) e a Rede PP-AL (Políticas Públicas e Desenvolvimento Rural na América Latina), que mobiliza parceiros brasileiros nos quatro biomas do projeto ODISSEIA, incluindo laboratórios membros do consórcio (UnB, IRD, Cirad) e entidades nacionais parceiras (UFRJ, USP, UFRGS, UFCA etc). A proposta se vale, também, de vários projetos, recentemente encerrados ou ainda em andamento, que permitirão obter rapidamente resultados concretos. ODISSEIA é uma proposta de pesquisa fundamental e possui forte compromisso com a transferência dos resultados para a sociedade civil e o setor público. O INCT ODISSEIA poderá contribuir para a implementação de instrumentos e políticas governamentais em vigor, como: o Painel Brasileiro sobre Mudanças Climáticas, Rede Clima de Mudanças Climáticas, a Política Nacional sobre Mudança do Clima, a Política Nacional de Ordenamento Territorial, a Política Nacional de Combate e Prevenção à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca, a Política Nacional de Recursos Hídricos, o Sistema Nacional de Unidades de Conservação. Por outro lado, o ODISSEIA será também uma ferramenta operacional de monitoramento, comportando um portal web permitindo o cálculo interativo de alguns indicadores socioambientais e de cenários prospectivos, a partir de uma base de dados atualizada em tempo quase real. O observatório será operacional por meio da sua implementação para lacais ¿sentinela¿, distribuídos nos biomas estudados. Neste sentido, a sede do ODISSEIA será na Universidade de Brasília, capital federal, onde se encontram os principais órgãos e entidades brasileiros formuladores e implementadores de políticas públicas. Além disto, a localização da sede facilitará a transferência da pesquisa para o setor público."

Acessar Hotsite

INCT em Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia

"O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT) é uma rede de grupos de pesquisa que envolve 126 pesquisadores e estudantes de 13 universidades e instituições de pesquisa e ensino de todas as regiões do país (FIOCRUZ, UFRJ, UFMG, UFPA, UFSC, USP, UFPE, UNB, UFF, Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Museu de Astronomia e Ciências Afins - MAST, Museu da Amazônia - MUSA e Fundação CECIERJ), além de pesquisadores em comunicação pública da CT de diversos países (EUA, Reino Unido, Alemanha, França, China, Itália, Colômbia e Argentina). O objetivo é realizar pesquisas de elevada qualidade e gerar novos conhecimentos em comunicação pública da ciência e tecnologia (CPCT). Pretende-se investigar, desenvolver, aplicar e testar um conjunto de metodologias, instrumentos e ações relacionadas com a divulgação científica, que contribuam para a melhoria das atividades de popularização de Ciência e Tecnologia (CT) e de educação científica, além de fornecer subsídios para o aprimoramento de políticas públicas no setor. O INCT ¿ CPCT visa formar e qualificar pessoas capacitadas para atuar em pesquisa nesta área e em atividades de divulgação científica na mídia, nas universidades, instituições de pesquisa, espaços científico-culturais, órgãos governamentais e outras entidades públicas ou privadas. Uma comunicação pública da CT de qualidade e a realização de atividades diversificadas de popularização da CT, aliadas à melhoria da educação científica, são desafios importantes para o desenvolvimento científico e tecnológico, como reconhecido nos principais documentos de política científica e tecnológica do país: o Plano de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação (2007-2010), as resoluções da IV Conferência Nacional de CT&I (2010), a Estratégia Nacional de CT&I (2012-2015) e o Plano Nacional de Educação (2014-2024). A melhoria da qualidade das ações de educação científica formal e não formal, para as quais as pesquisas e as metodologias em CPCT podem contribuir significativamente, estão relacionadas diretamente com a criação de uma cultura científica, a formação para a cidadania, a atração de jovens para as carreiras científicas e tecnológicas e a formação de profissionais qualificados em todas as áreas do conhecimento. A justificativa para a criação do INCT - CPCT está escorada em cinco pontos: 1) a importância de ser ter uma rede nacional para esta área emergente que contribua para a sua expansão, para elevar a sua qualidade e para ampliar a formação de pessoal qualificado na graduação e na pós-graduação; 2) a existência no país de uma massa crítica de pesquisadores em CPCT, traduzida em 279 registros no Banco de Teses da Capes relacionados à área, no período de 2010 a 2012, incluindo teses de doutorado (60), dissertações de mestrado acadêmico (182) e dissertações de mestrado profissional (37), que foram formados em cursos diversos de PG. O núcleo de pesquisadores brasileiros orientadores do INCT ¿ CPCT, em um total de 30, tem significativa produtividade na área, com trabalhos publicados em revistas internacionais e nacionais indexadas (229), em livros e capítulos de livros (163) e em orientações de PG (14 doutores, 38 mestres e 36 em especialização); 3) o forte caráter interdisciplinar da equipe participante do INCT ¿ CPCT e sua ampla diversidade regional, com grupos em todas as regiões do país; 4) a amplitude e a grande qualidade dos grupos de pesquisa internacionais que estão associados ao INCT, o que possibilitará uma cooperação internacional intensa, que contribua para aumentar o padrão de competitividade dos grupos nacionais; 5) uma rede de caráter nacional em CPCT poderá colaborar para a ampliação e melhoria das atividades de popularização da CT no país. As quatro linhas de pesquisa do INCT ¿ CPCT são: 1) Percepção Pública da CT; II) Ciência na mídia: estudos de representações sociais, das relações entre ciência e mídia e de audiência/recepção; III) Estudos em museus de CT e outros espaços científico-culturais; IV) Políticas Públicas em Popularização da CT e Participação Cidadã. O programa de formação é um eixo de grande destaque no INCT ¿ CPCT e terá três vertentes: cursos de longa duração em PG, com a criação inicial de um mestrado específico e com a continuidade e ampliação do trabalho de orientação dos participantes do INCT em outros cursos de PG, em temas de CPCT; a criação de disciplinas de CPCT para alunos de graduação, e cursos de curta duração. No programa de formação a participação dos grupos do exterior será particularmente importante. O projeto abarca, ainda, ações para a transferência de conhecimento para empresas e o setor público, em uma parceria com a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) e no âmbito da formulação e avaliação de políticas públicas. O Plano de Divulgação e Popularização da CT terá como uma ação importante a produção e distribuição de vídeos e programas de divulgação científica para exibição em locais públicos, TV e internet, em particular com os programas ¿A Ciência que Eu Faço¿ e ¿Mostra VerCiência¿ integrados a esta proposta. O INCT ¿ CPCT buscará também colaborar com os outros INCTs em suas atividades de divulgação. A coordenadora do INCT ¿ CPCT será Luisa Massarani (Museu da Vida - COC - FIOCRUZ) e o vice-coordenador Ildeu de Castro Moreira (Instituto de Física - UFRJ). O Comitê Gestor terá como membros: Ildeu de Castro Moreira (UFRJ); Luisa Massarani (FIOCRUZ); Maria Ataide Malcher (UFPA), Tattiana Gonçalves Teixeira (UFSC) e Yurij Castelfranchi (UFMG). "

Acessar Hotsite

INCT de Arqueologia, Paleontologia e Ambiente do Semi-Árido do Nordeste do Brasil

O Instituto Nacional de Arqueologia, Paleontologia e Ambiente do Semiárido (Inapas - INCT) é uma rede de pesquisa formada por quatro instituições (FUMDHAM, UFPE, FIOCRUZ e URCA) que desenvolve pesquisas nas áreas disciplinares de arqueologia, paleoambiente, paleoparasitologia e paleontologia no semiárido do Nordeste do Brasil. Essa rede tem como objetivo caracterizar e definir cronologicamente a ocupação pré-histórica da região Nordeste do Brasil e seu contexto paleoambiental, visando à integração e inovação das metodologias da pesquisa arqueológica paleoambientais no país. Devido ao seu amplo espectro interdisciplinar de pesquisas, as instituições que participam da rede atuam em diversas etapas da cadeia de inovação. As pesquisas fundamentais do Inapas em arqueologia, paleontologia e ambiente aportam contribuições na geração de conhecimentos para aplicação tecnológica, na conservação do patrimônio cultural e ambiental e ainda, na gestão de recursos naturais e culturais, em transformação com as mudanças climáticas em ambientes semiáridos, cujos temas demandam a criação e utilização de novos métodos e tecnologias. As principais linhas de pesquisa do Inapas, desenvolvidas no semiárido nordestino, são: Povoamento pré-histórico; Paleoparasitologia, ecologia e emergência de infecções parasitárias; Análise gráfica tridimensional dos registros rupestres; Paleoambiente do Quaternário; Paleontologia do Quaternário e das bacias sedimentares e Metrologia arqueológica e patrimonial. A pesquisa desenvolvida pelo Inapas trata de temas relevantes para a ciência brasileira e mundial, entre eles: a origem do homem americano, mudanças paleoclimáticas e seus reflexos sobre a vida e a saúde, fluxos migratórios das primeiras populações humanas da região, paleontologia e metrologia arqueológica patrimonial. A rede consolida pesquisas em curso de instituições parceiras há mais de duas décadas. A sede do Inapas permanecerá na Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM), entidade científica há mais de três décadas responsável pelas pesquisas arqueológicas e pela gestão do Parque Nacional Serra da Capivara, Patrimônio Mundial Cultural da Unesco. A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio dos Departamentos de Arqueologia, Energia Nuclear, Ciências Geográficas e Engenharia de Minas forma um núcleo consolidado de pesquisas interdisciplinares e ensino atuando na região Nordeste. A Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ-RJ), com a participação da Escola Nacional de Saúde Pública pesquisa há trinta anos os parasitos encontrados em material arqueológico, contribuindo para a formação da Paleoparasitologia e das condições de saúde na pré-história e seus reflexos no presente e futuro. A Universidade Regional do Cariri (URCA), por meio do Laboratório de Paleontologia, integra pesquisas em taxonomia e mapeamento paleontológico das bacias sedimentares do semiárido brasileiro. Essas quatro instituições, com laboratórios e grupos de pesquisa envolvidos, partilham um mesmo objetivo, integrando aportes inovadores que permitem a integração regional dos dados e conta ainda com a parceria de grupos de pesquisas de outras renomadas instituições. Além da pesquisa formal, as relações interinstitucionais contribuem para a formação de recursos humanos e de divulgação e difusão científica.

Acessar Hotsite

Caleidoscópio: Instituto de Estudos Avançados em Iniquidades, Desigualdades e Violências de Gênero e Sexualidade e suas múltiplas insurgências.

"Compreender e enfrentar desigualdades, violências e iniquidades interseccionais, a partir: da consolidação de redes emergentes de pesquisas geradoras de tecnologias sociais e tecnologias de comunicação e informação; da construção de incubadoras sociais com foco em pesquisa e transferência de conhecimento, incluindo parcerias com a educação básica; de indicadores levantados e gerados em observatório sobre violências e vulnerabilidades que atingem mulheres em geral e mulheres na ciência em particular; e do desenvolvimento de uma política de divulgação científica voltada à conscientização de futuras gerações para a importância da atuação de mulheres nas ciências e das ciências para a melhoria das condições de vida de todas as mulheres, fomentando a popularização de experiências exitosas. "

Acessar Hotsite

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Neurociência Social e Afetiva

O principal objetivo é criar um Instituto que seja referência nacional e internacional em Neurociência Social e Afetiva, voltado à pesquisa básica e aplicada. Nossa meta é que o INCT-NESA se torne um hub de interação e circulação de pesquisadores e estudantes das diferentes regiões do país e, também, de outros países preocupados em fazer ciência de fronteira, com impacto social. Nossa Missão é aproximar indivíduos e grupos com diferentes visões de mundo na busca por convergência, cooperação e esforços colaborativos na resolução de problemas e conflitos que afetam a sociedade. Para isso, buscaremos investigar os efeitos de características individuais (ex., aspectos neurofisiológicos, sociodemográficos, traços de personalidade, respostas afetivas), sociais (ex., identidade grupal, vieses sociais) e fatores contextuais sobre a percepção e o comportamento em variados contextos sociais (principalmente relacionados a problemas como mudanças climáticas, desigualdade social, conflitos intergrupais e radicalização política). A partir de tais informações, avaliar-se-á o impacto de múltiplas estratégias para resolução de conflitos, promoção de cooperação e solução de desafios complexos.

Acessar Hotsite

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Violência, Poder e Segurança Pública (INViPS)

Reunir pesquisas, estudos e análises que versem sobre diferentes efeitos sociais da violência e do crime no Brasil, analisando a maneira como a sociedade e o Estado foram afetados e se comportaram diante desses fenômenos, reunindo e desenvolvendo estudos de caráter quantitativo, qualitativo e mistos para explicar como situações de violência e crime afetam a sociedade brasileira, suas experiências de segurança pública, justiça e garantias de direitos.

Acessar Hotsite

Instituto de Estudos de Futebol Brasileiro

"Dar suporte para uma rede nacional interdisciplinar de pesquisadores e estudiosos do futebol brasileiro, para incentivar, coordenar e disseminar as pesquisas realizadas, orientadas, supervisionadas e coordenadas por um leque de pesquisadores brasileiros, vinculados a diferentes programas de pós-graduação de universidades brasileiras vinculados a quatro grandes linhas de pesquisa: 1. Futebol comunitário e de Várzea; 2. Mídias, torcidas e movimentos anti-racistas no futebol; 3. Produção e carreiras de futebolistas; 4. Futebol de mulheres, indígena e LGBTQIA+."

Acessar Hotsite

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Disputas e Soberanias Informacionais (INCT/DSI)

Investigar os desafios que as dinâmicas contemporâneas relativas à produção e circulação da informação apresentam à soberania nacional. Está diretamente vinculado à formulação de estratégias que visam servir de suporte para o aprimoramento do exercício do poder democrático na arena informacional contemporânea, englobando três aspectos fundamentais: 1) a produção de informação sancionada como conhecimento científico; 2) a circulação de iinformação (e desinformação) na forma de mensagens veiculadas pelas diferentes mídias tradicionais; 3) a circulação de informações mediadas por aparatos digitais, tais como plataformas, algoritmos e big data.

Acessar Hotsite

Representação e Legitimidade Democrática

"São múltiplos os fatores relevantes para a configuração das atitudes e posicionamentos do eleitorado frente à democracia. Elementos conjunturais como crises econômicas e políticas, o desenho das instituições, o comportamento das elites e a própria configuração da estrutura social são dimensões tradicionalmente mobilizadas pela literatura. Inversamente, aceita-se também a tese de que as atitudes e comportamentos dos eleitores influenciam as elites e o próprio funcionamento das instituições. Assim, não há consenso se esses fenômenos têm uma lógica bottom-up ou top-down. A presente proposta de constituição de INCT adota essa perspectiva multifatorial e multidirecional para a investigação dos níveis e bases da legitimidade democrática no contexto nacional articulada em três grandes eixos de pesquisa: Cultura Política, Instituições Políticas e Elites Políticas. "

Acessar Hotsite

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa

O INCT Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa tem como linhas de pesquisa: Modelos de Implementação e Impacto das Cotas Étnico-Raciais nas Universidades; Educação Superior Indígena e Interculturalidade; Direitos Humanos, Legislação Brasileira e Disputa Jurídica; Relações Étnicas e Raciais e Configuração Nacional. O Instituto preenche uma lacuna em termos de reflexão científica, diretamente vinculada às demandas emergentes da sociedade brasileira. Além disso, as contribuições científicas conectam-se com inúmeros marcos legais e, nesse sentido, suas linhas de ação representam também uma resposta às tendências e necessidades do próprio meio social e do Estado que o representa.

Acessar Hotsite

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Brasil Plural

O INCT IBP articula várias abordagens antropológicas com a finalidade de delinear e rediscutir a imagem sociocultural e ambiental do Brasil. Mediante um programa integrado e comparativo de pesquisas etnográficas, realizadas em diversas localidades e regiões do país, com diferentes grupos, comunidades e populações, sua proposta visa à consolidação de metodologias inovadoras, que tenham como focos centrais a realização de pesquisas com alto impacto social e o estabelecimento de uma ciência plural. Retratando as diversas nuances da realidade brasileira em toda a sua complexidade, o INCT Brasil Plural pretende contribuir para o reconhecimento e o respeito à pluralidade social e cultural do Brasil, como também para a construção de um país democrático e inclusivo.

Acessar Hotsite

Mostrando 1 - 20 de 27 resultados.
Itens por página 20
de 2