INSTITUTOS

HUMANAS E SOCIAIS

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa

O INCT Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa tem como linhas de pesquisa: Modelos de Implementação e Impacto das Cotas Étnico-Raciais nas Universidades; Educação Superior Indígena e Interculturalidade; Direitos Humanos, Legislação Brasileira e Disputa Jurídica; Relações Étnicas e Raciais e Configuração Nacional. O Instituto preenche uma lacuna em termos de reflexão científica, diretamente vinculada às demandas emergentes da sociedade brasileira. Além disso, as contribuições científicas conectam-se com inúmeros marcos legais e, nesse sentido, suas linhas de ação representam também uma resposta às tendências e necessidades do próprio meio social e do Estado que o representa.

Acessar Hotsite

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Brasil Plural

O INCT IBP articula várias abordagens antropológicas com a finalidade de delinear e rediscutir a imagem sociocultural e ambiental do Brasil. Mediante um programa integrado e comparativo de pesquisas etnográficas, realizadas em diversas localidades e regiões do país, com diferentes grupos, comunidades e populações, sua proposta visa à consolidação de metodologias inovadoras, que tenham como focos centrais a realização de pesquisas com alto impacto social e o estabelecimento de uma ciência plural. Retratando as diversas nuances da realidade brasileira em toda a sua complexidade, o INCT Brasil Plural pretende contribuir para o reconhecimento e o respeito à pluralidade social e cultural do Brasil, como também para a construção de um país democrático e inclusivo.

Acessar Hotsite

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Observatório das Metrópoles

O INCT OM trabalha de forma sistemática e articulada sobre os desafios metropolitanos colocados ao desenvolvimento nacional, tendo como referência a compreensão das mudanças das relações entre sociedade, economia, Estado e os territórios conformados pelas grandes aglomerações urbanas brasileiras. Reúne programas de pós-graduação em estágios distintos de consolidação e procura aliar suas atividades de pesquisa e ensino a ações que contribuam para a atuação dos atores governamentais e da sociedade civil no campo das políticas públicas voltadas para a área. O INCT deverá dar continuidade às atividades do Observatório das Metrópoles, envolvendo grupos de pesquisa distribuídos por todas as cinco regiões do país.

Acessar Hotsite

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos

O INCT INEU possui como principal objetivo contribuir com os formuladores da política externa brasileira por meio do monitoramento sistemático de aspectos relevantes do processo de formulação e implementação das políticas dos Estados Unidos. O Instituto se estrutura em torno das seguintes áreas de pesquisa: 1) Política exterior dos Estados Unidos ¿ política econômica internacional, Grande estratégia e política de segurança e o Papel dos Estados Unidos nas estruturas de governança global; 2) Instituições, processos e políticas governamentais nos Estados Unidos; 3) Integração e crise na América Latina e a Política dos Estados Unidos para a região e 4) Brasil e Estados Unidos. Desafios e oportunidades de uma relação complexa.

Acessar Hotsite

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Democracia e da Democratização da Comunicação

O INCT Instituto da Democracia tem como principal objetivo promover uma discussão sobre a democracia no Brasil e na América Latina. O INCT busca debater a temática da democracia a partir de quatro importantes áreas: 1) participação política; 2) Judiciário; 3) representação e 4) mídia. Um dos importantes projetos desenvolvidos dentro do Instituto é a pesquisa A Cara da Democracia. O survey, aplicado no Brasil e na Argentina, procura entender como o cidadão tem enxergado a democracia no seu país, seus hábitos e valores democráticos e como ele tem se apropriado de informações políticas. O Instituto também procura ampliar o debate sobre a democracia e política para o público-geral. Por isso, foi criado o canal no YouTube "TV da Democracia", em especial, a série Democracia Conceitos. Vários temas de grande relevância já foram abordados na série como populismo, partidos políticos, impeachment, feminismo entre outros. O INCT criou o Observatório das Eleições, site voltado para acompanhar e produzir análises do processo eleitoral de 2018. Por meio dessas iniciativas, o Instituto da Democracia tem buscado aprofundar o debate sobre a construção, os avanços e os desafios democráticos em países da América Latina não só do ponto de vista acadêmico, mas buscando um diálogo com interessados em conhecer um pouco mais sobre esta temática.

Acessar Hotsite

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Estudos Comparados em Administração de Conflitos

O INCT/InEAC tem permitido a interlocução, inédita no Brasil, entre as ciências sociais e as ciências sociais aplicadas, especialmente entre a Antropologia e o Direito, com resultado em ações inovadoras: por um lado, na formação de profissionais do Direito com experiência na formulação e realização de pesquisas empíricas (e não dogmáticas); por outro, no desenvolvimento de projetos que não tomam o Direito como um objeto exterior, mas como um parceiro na produção conjunta de conhecimento.

Acessar Hotsite

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino

O INCT ECCE tem como temática central o comportamento simbólico e aprendizagem relacional. Entende-se por comportamento simbólico o uso e a manipulação de símbolos. A codificação e a decodificação de símbolos é o que caracteriza, por exemplo, a leitura, a escrita, a aprendizagem de música, de matemática e de qualquer outra linguagem inventada pela humanidade para representar eventos do mundo físico e social. O foco do INCT é o desenvolvimento de ciência e tecnologia (comportamental/social) sobre o funcionamento simbólico e sobre atrasos ou dificuldades nesse funcionamento, particularmente em crianças com atraso de linguagem devido a surdez congênita, fracasso em leitura e matemática, etc. O INCT tem desenvolvido modelos de funcionamento simbólico e de seus precursores e no desenvolvimento de metodologia para 1) avaliação e remediação de déficits de comunicação simbólica, 2) aplicação em intervenções precoces com bebês e crianças pequenas (com ou sem distúrbios de desenvolvimento), 3) prevenção e remediação de déficits em leitura, escrita, matemática. Uma tarefa central tem sido o desenvolvimento de programas abrangentes de ensino para estabelecer o funcionamento simbólico, lidar com as diferenças individuais em procedimentos educacionais ou terapêuticos, para melhorar o funcionamento simbólico e para reduzir déficits de função simbólica.

Acessar Hotsite

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Políticas Públicas, Estratégia e Desenvolvimento

INCT PPED tem como principal objetivo contribuir para a renovação conceitual e instrumental da ação pública comprometida com o desenvolvimento. A partir da constatação das mudanças no cenário internacional que vêm ocorrendo desde o início do século XXI, tornou-se evidente a necessidade de adaptação do Estado e de suas políticas ao novo contexto, bem como a importância de estratégias inovadoras do governo, de outros atores sociais e, especialmente, das empresas. Nesse contexto, projeto pretende responder ao duplo desafio de inovar na interpretação dos processos em curso - por meio da atualização da matriz conceitual relativa ao entendimento dos processos de desenvolvimento, bem como subsidiar a ação pública governamental mediante a renovação das formas de intervenção pública em matéria de desenvolvimento econômico. Esse duplo desafio se concretiza num conjunto de ações de amplo impacto nos planos: da pesquisa e da interpretação; da capacitação, através do ensino e da produção discente; da ampla e irrestrita difusão de resultados; da construção de elos entre as múltiplas redes onde os professores participantes do INCT PPED já constituem lideranças acadêmicas, tanto no plano nacional quanto internacional; do compromisso de subsidiar os processos de implementação de políticas de desenvolvimento.

Acessar Hotsite

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia História Social das Propriedades e direito de acesso

O INCT PROPRIETAS se ocupa no estudo sobre a propriedade enquanto instituição social em suas distintas dimensões, com ênfase para seus efeitos sobre a produção e o acesso a bens patrimoniais e culturais. Elegendo-se a perspectiva histórica como um viés válido e profícuo de análise, pretende-se refletir sobre a construção e funcionamento de determinadas estruturas de regulação da propriedade (material e intelectual), tendo em vista a construção de parâmetros de comparação sobre a apropriação de bens tangíveis e intangíveis.

Acessar Hotsite