INSTITUTOS

ENGENHARIA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Engenharia de Software

O INCT para Engenharia de Software (INES) originou e é parte integrante e fundamental do ISI-TICs (Instituto SENAI de Inovação para Tecnologias da Informação e Comunicação), um dos 26 Institutos de Inovação da rede SENAI/CNI criados para reforçar e apoiar a competitividade das empresas nacionais de todos os setores da cadeia produtiva, em resposta ao "Plano Brasil Maior" que define a política industrial, tecnológica e de comércio exterior do Governo Brasileiro. O projeto de Pesquisa principal é a "Engenharia de Software para Cidades Inteligentes (ESCIn)" com quatro linhas de atuação (Educação, Ciência, Tecnologia e Difusão) e três eixos de competências (Programação, Aplicações e Engenharia de Software), totalizando 12 células de ação. Além do foco em cidades inteligentes, o INES também atuará em outras frentes, criando novos programas de pesquisa como os previstos em Robótica, Biologia Sintética e Cloud Computing.

Acessar Hotsite

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Internet do Futuro

O INCT IF tem o objetivo de desenvolver pesquisa científica e tecnológica abrangendo as diferentes camadas que compõem a internet do futuro. A internet do futuro será o elemento chave que possibilitará a realização das cidades inteligentes, nas quais a infraestrutura urbana será utilizada em sua plenitude de modo a oferecer uma melhor qualidade de vida aos seus habitantes. A cidade inteligente do futuro fará uso de dispositivos pessoais em conjunto com sensores e sistemas embutidos na infraestrutura física da cidade, todos interconectados via Internet. De forma descentralizada, mas coordenada, toda essa ciberinfraestrutura oferecerá o suporte para a gestão otimizada da cidade, contribuindo para o dia-a-dia das cidades e para o planejamento de longo prazo e concepção de políticas públicas. A pesquisa do INCT IF aborda a infraestrutura básica, middleware e serviços e aplicações da internet do futuro e será dividida em três linhas de pesquisa fundamentais: 1) redes e computação distribuída de alto desempenho; 2) engenharia de software para internet do futuro e 3) análise e modelagem matemática para internet do futuro e cidades inteligentes.

Acessar Hotsite

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Engenharia de Superfícies

O INCT INES investiga áreas da engenharia de superfícies que tratam de modificação e proteção das superfícies, tendo como ferramentas o uso intensivo de técnicas modernas de caracterização de superfícies disponíveis nos vários laboratórios associados ao INES. Os tópicos investigados permitem abordagens tanto em seus aspectos de geração de conhecimento fundamental quanto do desenvolvimento tecnológico, e a proximidade de atuação com várias empresas de base tecnológica possibilitará que parte do conhecimento gerado seja transformado em inovação de produtos e processos.

Acessar Hotsite

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Refrigeração e Termofísica

O INCT RT tem a missão de avançar o conhecimento em tecnologias para a produção de frio e áreas afins. Ao realizar atividades em parceria com empresas líderes do setor de refrigeração, os pesquisadores associados ao INCT RT não só pesquisam novos materiais ou fenômenos capazes de revolucionar o conhecimento e suas aplicações a longo prazo, como também é responsável por desenvolvimentos que reduzem o consumo energético e o impacto ambiental das tecnologias convencionais (usadas em equipamentos de refrigeração domésticos e comerciais leves, condicionamento de ar residenciais e automotivos), contribuindo assim para 1) aumentar a competitividade de empresas que geram empregos no Brasil, 2) reduzir o impacto ambiental das tecnologias, 3) fazer um melhor uso dos recursos naturais, 4) assegurar segurança alimentar e 5) reduzir desigualdades sociais.

Acessar Hotsite

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Processamento e Aplicação de Ìmãs de Terras Raras para Indústria de Alta Tecnologia

O INCT PATRIA tem como objetivo estruturar e impulsionar os processos de fabricação de ímãs constituídos de elementos químicos chamados de terras raras, elementos estes que são conhecidos por possuírem excelentes propriedades magnéticas. Estes ímãs são utilizados em equipamentos de grande importância industrial e na geração de energia limpa através de geradores eólicos. A motivação de implementar esta cadeia produtiva no Brasil decorre do fato do Brasil possuir uma das maiores reservas minerais destes elementos químicos, mas ainda não possuía a tecnologia necessária para sua purificação e todas etapas de processos produtivos até a fabricação do ímã. É neste campo tecnológico que o INCT PATRIA pretende atuar. A partir do domínio tecnológico de todos processos em solo nacional, utilizando-se de matéria prima também nacional e com uso de processos industriais ambientalmente corretos, busca-se agregar valor às reservas minerais hoje não utilizadas para produção de tecnologia de ponta, com sustentabilidade ambiental e social.

Acessar Hotsite

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Tecnologia GNSS no suporte à Navegação Aérea

O INCT Tecnologia GNSS tem o objetivo de aprofundar o entendimento acerca das ações da ionosfera sobre o sinal GNSS para fins de aplicação na navegação aérea, que hoje passa por uma mudança paradigmática, sobretudo com a chegada das novas tecnologias tais como o GPS e outros sistemas que constituem o GNSS (Global Navigation Satellite System), em vez de auxílios de rádio instalados em solo. E há uma demanda cada vez maior por um gerenciamento do tráfego aéreo realizado de maneira eficiente. O uso de sistemas de navegação por satélite GNSS constitui uma forte tendência para a navegação aérea, em especial para a realização de pousos de precisão de uma aeronave em condições visuais degradadas. A navegação a partir de GNSS dispensa toda ou boa parte da infraestrutura de solo, apresenta custoso menores e proporciona maior flexibilidade nos procedimentos de pouso, com aumento da acessibilidade ao aeródromo por meio de operações mais eficientes.

Acessar Hotsite

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia

O INCT CPCT tem como objetivo realizar pesquisas de elevada qualidade e gerar novos conhecimentos em comunicação pública da ciência e tecnologia (CPCT), formar e qualificar pessoas capacitadas para atuar em pesquisa nesta área e em atividades de divulgação científica na mídia, nas universidades, instituições de pesquisa, espaços científico-culturais, órgãos governamentais e outras entidades públicas ou privadas. Pretende investigar, desenvolver, aplicar e testar um conjunto de metodologias, instrumentos e ações relacionadas com a divulgação científica, que contribuam para a melhoria das atividades de popularização de CT e de educação científica, além de fornecer subsídios para o aprimoramento de políticas públicas. As quatro linhas de pesquisa do INCT CPCT são: 1) Percepção pública da CT; 2) Ciência na mídia: estudos de representações sociais, das relações entre ciência e mídia e de audiência/recepção; 3) Estudos em museus de CT e outros espaços científico-culturais; 4) Políticas públicas em popularização da CT e participação cidadã. Um dos resultados práticos do INCT é o curso on-line introdutório sobre temas de divulgação científica, voltado para qualquer pessoa que se interesse pela área.

Acessar Hotsite

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Sistemas Autônomos Cooperativos Aplicados em Segurança e Meio Ambiente

O INCT SAC pesquisa 1) navegação autônoma de veículos aéreos em baixa altitude para lidar com, por exemplo, inspeção de linhas de transmissão de energia e dutos de gás, para aliviar a carga de trabalho do piloto e com estratégias para pouso agressivo de helicóptero em plataformas móveis; 2) sistemas robóticos mais leves do que o ar para o monitoramento ambiental; 3) vigilância e comunicação aplicadas à floresta amazônica para criar uma barreira virtual de sensores contra a devastação, fornecer serviços de telecomunicação para áreas remotas com pouca população, além de soluções tecnológicas para comunidades ribeirinhas e assentamentos remotos; 4) veículos pesados autônomos com sistema de medição de carga on-line e sistemas de assistência ao motorista para lidar com a segurança, congestionamento, e operações de tráfego, e com sobrecarga no transporte de mercadorias; 5) coordenação de robôs móveis heterogêneos aéreos e terrestres em ambientes externos para lidar com helicópteros e comboios de caminhões; 6) coordenação de robôs heterogêneos aplicados no monitoramento de plantações de laranja para estimar a quantidade de frutas, detecção de pestes, a taxa de desenvolvimento e grau de amadurecimento das plantas; 7) veículos submarinos distribuídos para inspeção e manutenção de instalações industriais irão lidar com manutenção, reparo e tarefas de montagem de plataformas de óleo e gás; e 8) técnicas de controle para sistemas sujeitos a variações estocásticas na sua dinâmica, métodos baseados em medida no projeto de engenharia e técnicas para identificação de sistemas, e ao controle baseado em sistemas bioinspirados de robôs de pequeno porte.

Acessar Hotsite

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Instituto Geotécnico de Reabilitação do Sistema Encosta-Planície e Desastres Naturais

O INCT-REAGEO objetiva estudo dos aspectos geotécnicos associados a encostas e planícies. A continuidade e desdobramento das pesquisas, ora proposta como FASE II, converge para pesquisas voltadas à previsão, prevenção, mitigação e reabilitação dos sistemas de encostas e planícies/baixadas costeiras frente aos desastres naturais induzidos por chuvas extremas. Isto envolve a geração de conhecimento básico sobre os condicionantes e mecanismos de instabilização, movimentos de massas e erosão dos solos, em ambientes de encostas e planícies, visando o aprimoramento metodológico das cartas de suscetibilidade e de riscos em diferentes escalas de interesse para planejamento e gestão territorial-ambiental.

Acessar Hotsite

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Democracia Digital

O INCT DD objetiva estudar, de forma integrada, o estágio atual da e-democracia no Brasil e no mundo por meio da investigação científica e do monitoramento de iniciativas realizadas pelo Estado, por organizações da sociedade e por organismos multilaterais; articulando a pesquisa e o desenvolvimento em e-democracia com o universo de demandas e de propostas destes três setores, além de formular e aplicar indicadores para avaliação e certificação de experiências de e-democracia. As frentes de trabalho são: e-Participação; e-Deliberação & Esfera Pública Online; Governo Eletrônico & Parlamento Digital; Internet, Sociedade Civil & Grassroots e-Democracy; Política em Ambientes Digitais e Códigos, Privacidade & Governança da Internet.

Acessar Hotsite

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Tecnologias Ecoeficientes Avançadas em Produtos Cimenticios

O INCT CEMtec tem como objetivo desenvolver e disseminar conhecimento e tecnologias que contribuam para aumentar a ecoeficiência de produtos cimentícios. O foco está centrado em soluções globalmente competitivas que irão fortalecer as empresas brasileiras que procuram se consolidar suas operações em nível global. As pesquisas se concentram nas áreas de desenvolvimento de materiais e componentes com baixo conteúdo de ligante e baixa pegada de CO2; nanopartículas para melhoria do desempenho dos materiais cimentícios; industrialização e produção digital de cimento e materiais cimentícios, bem como novas ferramentas de projeto e desenvolvimento de produtos (FGM, otimização topológica); novos ligantes ou composições destes, com baixa intensidade de CO2; técnicas novas e avançadas de caracterização para partículas (agregados, cimentícios, fileres) bem como fontes secundárias de agregados, incluindo resíduos de construção: metodologias simplificadas para medir impacto ambiental que sejam aplicadas na indústria e inovação em componentes leves.

Acessar Hotsite