PRINCIPAIS LINHAS DE PESQUISA

1. Quantificar o transporte, transformações e destino de sedimentos, nutrientes, matéria orgânica e metais-traço do continente para o mar na costa Leste-Nordeste brasileira e sua interação com as cadeias produtivas locais e processos naturais.

2. Subsidiar a construção de cenários ao desenvolvimento sustentado da região costeira face às mudanças regionais e globais visando contribuir para a diminuição das desigualdades regionais no que tange à formação de recursos humanos e desenvolvimento científico avançado.

3. Avaliar os impactos socioeconômicos originados nos processos naturais sobre as cadeias produtivas locais, e.g. pesca artesanal, aquicultura, agricultura irrigada nas regiões em estudo.

4. Avaliar os impactos ambientais devidos e/ou potencializados por mudanças climáticas globais através de alterações em indicadores biogeoquímicos, incluindo impactos em compartimentos de relevância econômica. Os resultados analisados de forma integrada deverão possibilitar o desenho de cenários de gerenciamento sustentado dos recursos das regiões em estudo na realidade do Antropoceno.