RESULTADOS E PERSPECTIVAS

As pesquisas realizadas pelo INCT-TM têm contribuído enormementepara o avanço do tratamento das  patologias mentais. Citamos a seguir  alguns dos resultados obtidos na vigência do INCT-TM, muitos dos quais levaram ao depósito de patentes (por exemplo: nitroprussiato de sódio, NANT 03, amantadina e derivados do canabidiol) e de publicações em revistas internacionais de alto impacto:

1) Estudo mostrando a  eficácia do nitroprussiato de sódio para o tratamento da esquizofrenia;

2) Estudomostrando os benefícios da  tianeptina para o tratamento dos sintomas depressivos e melhora da cognição em pacientes com transtorno bipolar;

3) Síntese e caracterização de novas moléculas "NANTs" com potencialperfil neurogênico e  antidepressivo;

4) Síntese, caracterização e desenvolvimento de estudos pré-clínicos que avaliaram as propriedades terapêuticas e cinco derivados fluorados do canabidiol;

5) Desenvolvimentode um modelo animal  de mania que permitirá investigar melhor as basesfisiopatológicas do transtorno bipolar e estimular o  desenvolvimento de novos alvos terapêuticos.

O INCT-TM tem também atuado na transferência de tecnologia   para o setor produtivo e obtenção de patentes. Neste sentido, várias parceriasforam estabelecidas com o intuito de desenvolver novos produtos biotecnológicos. Um bom exemplo disso é o convênio com as  empresasSTI-Pharm (Brentwood, UK) e a THC-Pharm (Frankfurt, Alemanha), quesão as responsáveis pelo  fornecimento dos compostos canabinóides. No quesito "geração de patentes" cabe ressaltar que os resultados daspesquisas realizadas pelo nosso centro já levaram ao depósito de nove patentes, duas delas em nível internacional. Ainda podemos ver o impacto crescente do INCT-TM na área de educação e, particularmente na formação de pesquisadores qualificados e com habilidades para desenvolver pesquisa translacional. O número de bolsistas de iniciação científica, mestres, doutores e pós-doutores vinculados ao INCT-TM vem aumentando ao longo do período de vigência do INCT-TM. Desde a implantação do INCT-TM já foram apresentadas140 dissertações de mestrado e 54 teses de doutorados distribuídas entre os centros  participantes. Outra importante contribuição do INCT- -TM na área de educação a destacar são os cursos de pós-graduação, principalmente stricto sensu, existentes em todos os centros associados ao INCT-TM. O  PPG em Ciências Médicas - Psiquiatria da UFRGS, por exemplo, é nota 7 da Capes. Por fim, destacamos um número expressivo de artigos publicados em periódicos internacionais indexados (mais de 600), além da ativa participação de diversos membros do INCT-TM em congressos nacionais einternacionais, promovendo,  assim, a divulgação da ciência brasileira no  exterior. Em suma, nosso centro tem atuado especialmente na  geração de conhecimento e inovação e poderá contribuir para posicionar o Brasilde forma estratégica para a  obtenção da propriedade intelectual de sua produção científica em saúde.