Bioensaio com olfatômetro para estudos de voláteis de plantas e feromônios de insetos no INCT Semioquímicos na Agricultura.

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) de Semioquímicos na Agricultura, tem como grande desafio reduzir a utilização de agroquímicos, preservando o meio ambiente para uma agricultura sustentável.

O tema a ser pesquisado é multidisciplinar compreendendo estudos de química de voláteis de insetos e de plantas, criação artificial e estudo de biologia e comportamento de insetos e integração com outros métodos de controle de pragas agrícolas.

O objetivo do grupo, formado por pesquisadores de diferentes estados brasileiros e do exterior, é diminuir a dependência externa desenvolvendo bases tecnológicas para a identificação, síntese e uso de semioquímicos (insetos e plantas) na agricultura brasileira. Paralelamente o Instituto pretende contribuir para o equilíbrio regional desta área no Brasil, com ênfase à formação de recursos humanos e de jovens pesquisadores.

O INCT de Semioquímicos na Agricultura é apoiado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O suporte financeiro é dado pelo CNPq e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de são Paulo (Fapesp).

Utilização de agroquímicos, preservando o meio ambiente para uma agricultura sustentável.