Veículo Aéreo não-Tripulado

O Programa Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) foi criado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior / Ministério de Educação e Cultura (Capes/MEC); Fundações de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam), Pará (Fapespa), São Paulo (Fapesp), Minas Gerais (Fapemig), Rio de Janeiro (Faperj) e Santa Catarina (Fapesc); Ministério da Saúde e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Os INCTs têm o objetivo de agregar grupos de pesquisa de diversas áreas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do país, estimulando o desenvolvimento da pesquisa científica, tecnológica e a inovação, além da formação de recursos humanos e difusão da ciência.

INCT-SEC (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Sistemas Embarcados Críticos) é coordenado pelo Prof. Dr. José Carlos Maldonado, com sede localizada no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos (SP).

Constitui uma rede de pesquisa na área de Sistemas Embarcados Críticos, com um total de 347 integrantes e 30 laboratórios de instituições universitárias, além de parceiros empresariais. Essa rede que integra academia e indústria apoia o desenvolvimento de soluções e aplicações para áreas estratégicas - meio ambiente, segurança, defesa nacional e agricultura -, bem como a formação de recursos humanos e a transferência tecnológica.