RESULTADOS E PERSPECTIVAS

Os estudos dos processos oceanográficos com enfoques numéricos e observacionais estão em andamento para o entendimento da dinâmica associada aos fluxos de momentum e massa entre talude e plataforma continental e sua possivel relação com processos bioquímicos.

Os processos oceanográficos da Corrente do Brasil no Atlântico Sul podem ser descritos em distintas escalas espaciais e temporais com aumento sazonal na diversidade dos ecossistemas costeiros, e abundância de espécies raras. Em escala interanual os efeitos refletem aumentos na complexidade da estrutura trófica das regiões costeiras e da plataforma, com variações antes pouco previsíveis na manutenção dos estoques da biodiversidade brasileira.

Os pesquisadores do INCT lograram realizar o primeiro experimento de acústica submarina na Antártica, com medições realizadas na Ilha Meia Lua (Half Moon Island).Foram realizados reuniões nas unidades escolares do Ensino Fundamental de Al, ES e RJ, visando aplicação da proposta de Educação Ambiental em Ciências do Mar nas atividades pedagógicas das escolas.

O INCT-PRO-OCEANO organizou junto com a UPMC-Daniel Jouvancy Foundation um curso internacional de Ecologia e Biologia Marinha no IEAPM em Arraial do Cabo. O curso foi ministrado por 11 professores Franceses e 10 Brasileiros, e teve a participação de 30 alunos de pós-graduação do Brasil, Argentina, Chile, México, Bélgica, França e Portugal. Os aspectos jurídicos da exploração de recursos naturais nos fundos marinhos estão sendo estudados visando a elaboração de um Projeto de Lei.