PRINCIPAIS LINHAS DE PESQUISA

O foco de atuação do NAMITEC é a realização de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias, dispositivos, circuitos integrados e aplicações de sistemas micro e nanoeletrônicos. As linhas de pesquisa desenvolvidas incluem:

1. Pesquisar e desenvolver sistemas em chip e sistemas de redes de sensores.

2. Pesquisar e desenvolver metodologias e ferramentas de projeto e teste de circuitos integrados com baixo consumo de energia, tolerantes a falhas, incluindo circuitos analógicos, RF e digitais.

3. Pesquisar e desenvolver dispositivos micro e nanoeletrônicos, fotônicos e optoeletrônicos, MEMS e NEMS e seus processos de integração e encapsulamento.

4. Pesquisar materiais e técnicas de micro e nanofabricação necessários para a fabricação dos dispositivos e circuitos integrados. A área de sistemas micro e nanoeletrônicos tem altíssima relevância econômica e social, pois representa a base para toda revolução da sociedade moderna, que transformou o mundo no último meio século. A área representa uma ferramenta básica para a inovação em vários setores da economia. Gerar conhecimento, dominar as tecnologias e formar recursos humanos na área é fundamental para o país.