PATENTES

  • 1

    ALVES, O. L.ALVES, O. L.FARIA, A. F.GONÇALVES, M. C.P. F. AndradeMORAES, A. C. M. . Processo de obtenção de membranas poliméricas porosas antibacterianas a partir de acetato de celulose e nanopartículas de prata suportadas em óxido de grafeno, as membranas poliméricas porosas antibacterianas obtidas pelo dito processo e uso das mesmas, 2013. Categoria: Produto e Processo. País: Brasil. Natureza: Patente de Invenção. Número do registro: BR10201302663. Data de depósito: 16/10/2013. Data de concessão: 16/10/2013.

  • 2

    da Costa, Luiz Pereira.Costa, Luiz P.Fattori, NataliaFattori, NataliaMaroneze, Camila M.Maroneze, Camila M.Mazali, Italo O.Mazali, Italo O.Sigoli, Fernando A.Sigoli, Fernando A.Gushikem, YoshitakaGushikem, YoshitakaStrauss, MathiasStrauss, Mathias . PROCESSO DE OBTENÇÃO DE NANOPARTÍCULAS METÁLICAS EM SUPORTES FUNCIONALIZADOS E SEUS USOS, 2013. Categoria: Produto. País: Brasil. Natureza: Patente de Invenção. Número do registro: BR10201300843. Data de depósito: 08/04/2013. Resumo: Sintese de nanopartículas metálicas em silica mesoporosa com potencial aplicação na absorção de compostos sulfurados e aplicação em catálise inorgânica..

  • 3

    Feitosa, Judith P. A.BEZERRA, MASLÂNDIA N. . HIDROGEIS SUPERABSORVENTES COMPÓSITOS DE ACRILAMIDA, ACRILATOS E SEUS COPOLÍMEROS CONTENDO MINERAL DA CLASSE DOS CARBONATOS, 2013. Categoria: Produto e Processo. País: Brasil. Natureza: Patente de Invenção. Número do registro: PI0036676. Data de depósito: 18/02/2013. Resumo: OBS: No pedido de depósito constam os seguintes números: BR 10 2013 003667 e 013130000058. O numero PI ainda não foi disponibilizado. O que foi informado é parte do número BR, citado acima. Caso contrário, não seria possivel incluir o depósito..

  • 4

    MAZALI, I.O.de Souza e Silva, Juliana M.CARDOSO, M.KOBARG, J. . Processo de síntese, compósito de nanopartículas de prata e hexaniobato de potássio e seus usos, 2013. Categoria: Produto e Processo. País: Brasil. Natureza: Patente de Invenção. Número do registro: BR1020130197564. Data de depósito: 02/08/2013. Resumo: A presente invenção se refere a um processo de síntese de compósito de nanopartículas de prata metálica na superfície de cristalitos de hexaniobato de potássio por meio da redução de íons prata localizados seletivamente na sua superfície por ação de luz UV, o compósito obtido e seus usos. O processo não utiliza reagentes tóxicos ao meio ambiente e resulta em compósito com nanopartículas localizadas na superfície, garantindo fácil ação da prata contra bactérias e liberação controlada. Os compósitos obtidos no presente pedido de patente são aplicáveis superfícies autolimpantes e antimicrobianas, interessantes para as indústrias relacionadas às áreas de saúde e de alimentos.

    hexaniobato lamelar;antimicrobiano;nanoparticulas;prata

  • 5

    Gushikem, YoshitakaFATTORI, NATALIAMaroneze, C.M.Sigoli, F.A.MAZALI, ITALO O.COSTA, L. P.Strauss, M. . Processo de obtenção de nanopartículas metálicas em suportes funcionalizados e seus usos, 2013. Categoria: Produto e Processo. País: Brasil. Natureza: Patente de Invenção. Número do registro: PI018130011419. Data de depósito: 08/04/2013. Resumo: A presente invenção se refere a um processo de obtenção de nanopartículas metálicas em suportes funcionalizados. Na presente invenção considera-se a seguinte definição: nanopartícula metálica, qualquer nanopartícula formada por metal ou liga metálica. Mais especificamente, a presente invenção trata de um processo que emprega um suporte modificado com grupos catiônicos capaz de manter as partículas metálicas pequenas e altamente dispersas na sua estrutura porosa. As nanopartículas metálicas em suportes funcionalizados podem ser aplicadas em reações catalíticas e eletroquímicas. Além disso, estes materiais são interessantes para utilização na construção de dispositivos SERS, em bioimageamento e como sensores..

    metais nobres;nanoparticulas;catalise;materiais porosos

Mostrando 1 - 5 de 48 resultado(s).
de 10 pagina(s)