RESULTADOS E PERSPECTIVAS

  1. Desenvolvimento de novos materiais para dispositivos de comunicações ópticas, displays luminescentes, lasers, amplificadores ópticos, chaveamento óptico de sinais, limitadores ópticos, etc.
  2. Desenvolvimento de novas técnicas de caracterização óptica de materiais que terão aplicabilidade prática na escolha dos materiais apropriados para dispositivos.
  3. A fabricação de estruturas submicrométricas em polímeros usando lasers de alta potência terá impacto na fabricação de dispositivos ópticos para diversas aplicações.
  4. A fabricação de novos vidros ópticos e fibras ópticas especiais (microestruturadas e monocristalinas) são contribuições potencialmente impactantes nas comunicações ópticas.
  5. O desenvolvimento de técnicas de nanoóptica permitirá estudos básicos de interação da radiação com a matéria e o estudo de cavidades ópticas de alto fator de qualidade. A variedade de dispositivos fotônicos que estão sendo propostos nesta área permite antever que os trabalhos realizados no INFO atingirão nichos tecnológicos importantes.
  6. Na Biofotônica, os vários desenvolvimentos têm potencial para aplicações fora de laboratórios acadêmicos. Por exemplo:
    1. O desenvolvimento de metodologias de análise do processo de perda mineral por meios ópticos (Tomografia Óptica Coerente - OCT) poderá ser utilizado em clínicas dentárias para avaliação do esmalte dental;
    2. Os métodos de avaliação da microcirculação têm potencial de uso no diagnóstico de disfunções microcirculatórias;
    3. As pesquisas em Odontologia usando OCT têm potencial de aplicação tecnológica na área de saúde;
    4. O desenvolvimento de metodologia de tratamento coadjuvante de pele queimada usando lasers traz uma alternativa sem contato mecânico para futura utilização em hospitais.
  7. Nas áreas de energia e meio ambiente citamos:
    1. o desenvolvimento de técnicas ópticas para monitoração da qualidade de biodiesel, etanol e óleo isolante mineral;
    2. estudos de biofotônica vegetal em plantas com capacidade de geração de óleos combustíveis.
  8. Na preparação de biopolímeros e suas aplicações ópticas foram aprovados dois projetos, no CNPq e na Agência de Inovação da UNESP, visando o aumento de escala na produção de polímeros. Uma das metas se refere à procura de parceiros industriais que se interessem pelos produtos e processos desenvolvidos.
  9. Na área de Spintrônica foram investigadas a geração e manipulação de correntes de spin pelos métodos de efeito Hall de spin e efeito Seebeck de spin. Os resultados levaram à descoberta da amplificação de pulsos de radiofrequência que se propagam em filmes de granadas de ítrio e ferro. Estas descobertas possuem potencial de aplicação em dispositivos spintrônicos de microondas.