PRINCIPAIS LINHAS DE PESQUISA

O INAU está organizado em cinco laboratórios associados.
 
LA1- Determina com métodos de sensoriamento remoto a extensão das quatro grandes Áreas Úmidas (AUs): Pantanal, Araguaia, Guaporé e Paraná. Elabora as classificações dos macrohabitats, inserindo-as no contexto geral das AUs brasileiras.
 
LA 2- Descreve as dinâmicas de carbono, cujos fluxos relacionam estoques de carbono do ambiente com ecossistemas e comunidades biológicas. Subsidia estudos sobre a biogeoquímica do carbono da AU tropical.
 
LA3 - Estuda  as adaptações anatômicas, morfológicas, fisiológicas e de ciclos de vida de plantas e animais às inundações e secas periódicas nas AUs para subsidiar teorias sobre estruturas e funções das A Us e seu manejo sustentável.
 
LA4- Estuda metabólitos bioativos provenientes da flora e de endofíticos associados, podendo  levar ao desenvolvimento de insumos de interesse medicinal e agronômico.
 
LA 5 - O principal foco está na educação ambiental, tanto no âmbito da educação escolarizada como em processos da educação popular com comunidades. Além de manter a formação científica como pauta investigativa, promove a divulgação científica com temas dos demais laboratórios.