RESULTADOS E PERSPECTIVAS

Desenvolvimento de método inovador e protótipo para fluoroimunoensaios com marcadores luminescentes baseados em complexos do íon neodímio (inovação tecnológica). Um processo, utilizando complexos do íon neodímio, foi patenteado. A fase de montagem de protocolos e protótipo encontra-se em andamento, com previsão de conclusão dentro dos próximos dois anos.

Consolidação da empresa LUMINTECH Marcadores Ópticos Ltda incubada no Centro Incubador de Empresas Tecnológico, situado no IPEN-USP-SP. A empresa Lumintech, juntamente com a empresa Ponto Quântico Nanotecnologia, vêm atuando como veículo catalisador através de acordos entre empresa e as instituições que participam do INAMI, no sentido de reunir e aprontar os resultados obtidos pelo Instituto com potencial para aplicações tecnológicas.

Desenvolvimento de MOFs ("Metal-Organic Frameworks") carreadoras de fármacos. As MOFs já foram preparadas e estão em fase de testes para inclusão de fármacos. Desenvolvimento de marcadores luminescentes para resíduos de tiro. Os resultados de testes estão sendo analisados em conjunto com o Instituto Nacional de Criminalística (vide: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2013/01/descoberta-de-brasileiros-pode-ajudar-pf-desvendar--crimes.html).

Desenvolvimento de marcadores luminescentes para detecção de falsificação de cédulas. O projeto encontra-se em fase de negociação com a Casa da Moeda (vide: http://noticias.r7.com/jornal-da-record/noticia/quimico-mostra-como-e-facil-limpar-cedulas-manchadas-de-rosa/). Elaboração de expografia (exposição Nano Explora) no Espaço Ciência do Estado de Pernambuco, realização de minicursos e produção de material didático para o ensino médio (vide: http://www.espacociencia.pe.gov.br/). Integração, interação e sinergismo entre teoria/simulação - propriedades/aplicações - síntese/preparação. Inúmeros métodos teóricos/computacionais foram desenvolvidos e simulações realizadas visando racionalizar, prever e projetar marcadores luminescentes, fotônicos, magnéticos e biológicos que foram e estão sendo sintetizados e aplicados. Várias destas metas foram alcançadas (marcadores moleculares luminescentes, marcadores fotônicos), outras estão em fase de conclusão (marcadores biológicos), em fase de desenvolvimento (marcadores magnéticos) e, principalmente, novas metas foram propostas a partir dos resultados positivos deste sinergismo.