Diferentes estruturas do INAIRA para avaliação da exposição - container laboratório de humanos, amostragem em campo e amostradores individuais desenvolvidos pelo instituto.

A saúde ambiental é uma das áreas onde existe uma grande distância entre o conhecimento e a ação. Há uma quantidade considerável de evidências que relacionam conseqüências adversas à saúde à poluição, embora as ações efetivas e as políticas públicas se confrontem com necessidades econômicas, criação de empregos e conflitos entre os atores envolvidos. A distância entre o conhecimento e as ações efetivas é maior nos países em desenvolvimento, onde é grande a necessidade do crescimento econômico e onde a avaliação e a percepção do risco são menos desenvolvidas.

Para e equipe deste INCT, um dos elos mais fracos da cadeia de eventos do desenvolvimento econômico é o impacto na saúde de algumas decisões econômicas em termos de alternativas de energia e de sua sustentabilidade. Devido ao fato do Brasil ainda possuir grandes áreas inexploradas em seu território, a pesquisa ambiental se concentra principalmente nas florestas e nos ecossistemas naturais, sendo que as conseqüências dos impactos ambientais nos seres humanos ficam relegadas ao segundo plano.


OUTROS INSTITUTOS DO SETOR