Projeto do INCT-HPV junto à Santa Casa de Misericórdia de São Paulo

Os papilomavírus humanos (HPV) são responsáveis pelos mais comuns doenças sexualmente transmissíveis no mundo , infectando a vulva , vagina e colo do útero , ânus, pênis , boca, garganta e pele, causando tumores benignos e malignos . Estima-se que entre 10 e 50 % dos indivíduos infectados são sexualmente activas com pelo menos um tipo de HPV.

Existem mais de 100 tipos de HPV , dos quais cerca de 40 são considerados de alto risco oncogênico . Globalmente , HPVs são responsáveis por cerca de 250.000 mortes por câncer do colo do útero a cada ano , mais frequentemente em países em desenvolvimento como o Brasil, portanto, configurando-se como um problema de saúde pública.

Outros tumores da região anogenital feminina ( vulva , vagina e ânus ) e masculino ( ânus e pênis) também são causadas por HPV em altas proporções.

Estes vírus oncogénicos são também associada com certos tumores da cavidade oral e da orofaringe. Portanto, é essencial para compreender o espectro de infecção por HPV , a sua transmissão e risco de causar doenças em vários locais do corpo.

O Instituto do HPV ( INCT- HPV) é o primeiro centro desta natureza , cuja missão é fazer a pesquisa sobre diferentes aspectos da biologia e epidemiologia das infecções por HPV e doenças associadas , para educar e formar recursos humanos sobre o assunto e fornecer os meios implementar as melhores ferramentas de diagnóstico e de prevenção no Brasil.


OUTROS INSTITUTOS DO SETOR