RESULTADOS E PERSPECTIVAS

A pesquisa teórica e aplicada em econometria gerou diversos resultados importantes: Firpo et alli (2009) versa sobre inferência nas causas das distribuições de forma diferenciada dos efeitos médios; Graham et alli
(2012) tem larga aplicação em exercícios contra-factuais quando há dados faltantes; Issler e Lima (2009) permitem prever otimamente qualquer variável aleatória usando combinações de um número crescente de previsões.
Grande parte dos resultados aplicados do nosso INCT na área de desenvolvimento foram resumidos no livro editado por Veloso, Ferreira, Giambiagi, e Pessôa (2013). Mostra-se que políticas que beneficiem a acumulação de capital humano são mais vantajosas para o Brasil do que as tradicionais políticas industriais. Os resultados de diversos exercícios contra-factuais em educação foram resumidos no livro editado por Pinto
(2012), com valiosas lições para nossos tomadores de decisão. Em comércio internacional - importante por ser o Brasil um país muito fechado - damos destaque para Pupatto et alli (2012). A correlação positiva entre a desigualdade de salários e a distância aos mercados (nacionais e internacionais) é estudada por Terra et alli (2010). Parte de nossa transferência de conhecimento para a sociedade vai em forma de esclarecimento sobre os benefícios da educação:
1. Pedro Cavalcanti Ferreira tem uma coluna no jornal "Valor Econômico" sobre temas do INCT. Foi entrevistado pelo "O Globo", com Armínio Fraga Neto, sobre a atual política brasileira de desenvolvimento e seus erros passados. Participou na "TV Câmara" do programa "Ponto de Vista," discutindo esses temas.
2. Professores da EESP/FGV participam de um acordo de cooperação com a Secretaria de Educação do Município de São Paulo avaliando a eficiência de vários programas educacionais. Trata-se da maior cidade do Brasil e de educar o maior contingente de crianças em território nacional. Os professores concederam entrevistas na mídia nacional, com destaque para a "GloboNews".