PRINCIPAIS LINHAS DE PESQUISA

O INCT de Educação, Desenvolvimento Econômico e Inserção Social usa a ciência econômica para reverter a carência de capital humano - o conhecimento utilizável na produção de bens e serviços - de forma eficiente. O desafio é mudar a qualidade da educação pública do ensino fundamental e médio sem desperdício de recursos.

O primeiro eixo de pesquisa é a avaliação de programas, que mede se há impacto positivo de uma determinada intervenção na educação, quantificando-o. Usamos a econometria (exercícios contra-factuais) e queremos que aqueles com menor conhecimento se beneficiem dessas intervenções. O segundo é o desenvolvimento, num enfoque de função de produção, determinada basicamente pelo capital físico e humano.

Há uma variável fundamental ao crescimento econômico sustentado que condiciona as demais - a produtividade. O último eixo é a inserção social, onde estudamos medidas de alívio para as populações carentes. O foco não é dar o peixe, mas ensinar a pescar. Para termos impacto científico e prático, buscamos publicar nossas pesquisas nas melhores revistas internacionais e nacionais, sempre fazendo
um esforço adicional de transferência para a sociedade.