PRINCIPAIS LINHAS DE PESQUISA

A partir de diferentes disciplinas e investigando vários objetos, o Instituto se concentra na análise dos processos de desigualdade social na metrópole. Os projetos investigam como as desigualdades sociais e a pobreza são reproduzidas, privilegiando três esferas que mediam o acesso a oportunidades: o mercado de trabalho, os serviços públicos e padrões de sociabilidade. As pesquisas partem de diferentes paradigmas e usam métodos quantitativos e qualitativos.

Assim, as atividades de pesquisa são realizadas no interior de oito projetos, organizados em torno de três linhas de investigação:
1. Mercado de trabalho, intermediação e redes sociais;
2. Condições de Vida, Estado e políticas públicas;
3. Sociabilidade e vida urbana.

Nossos grupos de pesquisa estão inseridos em redes nacionais e internacionais de colaboração que se encontram na ponta de suas discussões temáticas. Por outro lado, considerando a importância social e política do tema, o Instituto tem sido requisitado por várias agências a desenvolver pesquisas de apoio a políticas públicas, gerando transferência de conhecimento e contribuindo para a redução das desigualdades em suas diversas formas.