Seminário 2012 - São Paulo voltou a crescer

O Centro de Estudos da Metrópole (CEM/Cepid/INCT) é uma instituição de pesquisa avançada em ciências sociais, que investiga temáticas relacionadas a desigualdades e à formulação de políticas públicas nas metrópoles contemporâneas.

Sediado na Universidade de São Paulo e no CEBRAP, o CEM é composto pela associação de departamentos universitários. É constituído por um grupo multidisciplinar, que inclui pesquisadores demógrafos, cientistas políticos, sociólogos, geógrafos e antropólogos cuja agenda de pesquisa está voltada basicamente ao estudo de dimensões relacionadas ao acesso dos cidadãos ao bem-estar. Dessa forma, as pesquisas desenvolvidas estão voltadas aos mecanismos por meio dos quais os cidadãos podem sair da situação de pobreza, a saber: a ação do Estado; mercado de trabalho e as redes de relacionamento e associativas).

Os pesquisadores do Centro atuam em diversos campos do conhecimento e aplicam distintas metodologias em suas investigações. Alguns adotam técnicas quantitativas (estudos de grande "n" com tratamento estatístico. Outros empregam técnicas qualitativas (com "n" pequeno e estudos de caso), além daqueles que realizam trabalho etnográfico.