Atta sexdens rubropilosa (Formiga Cortadeira) alvo de estudos

O INCT de Controle Biorracional de Insetos Pragas tem como foco inicial o estudo dos insetos Atta sexdens rubropilosa (Formiga Cortadeira), Spodoptera frugiperda (lagarta do cartucho-do-milho), Diaphorina citri (Psilídeo de citrus), Cigarrinhas da família Cicadellidae (Dilobopterus costalimai, Acrogonia citrina e Scopogonalia subolivacea) e Cinara pinivora (pulgão-gigante-do-pinus). 

Os grupos de pesquisa estudarão o controle destes insetos através do uso de extratos de plantas, ou de substâncias isoladas destes; de semioquímicos e de derivados de produtos naturais ou semi-sintéticos. Os ensaios serão realizados diretamente com insetos, sobre os microorganismos associados (fungos, bactérias e leveduras), e com enzimas alvo imobilizadas.

O INCT de Controle Biorracional de Insetos Pragas tem como principal finalidade agrupar pesquisadores de universidades brasileiras de renomadas atividades em pesquisas no controle de insetos pragas, visando reduzir o prejuízo que eles causam à agricultura e reflorestamentos. O desafio é tornar o Brasil um modelo no controle de insetos com baixo impacto ao meio ambiente.