Alunos do ensino fundamental em visita à exposição "A Casa da Ciência vai para o Espaço", realizada no período de 19 a 25 de outubro de 2010, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A terapia celular significa uso de células com objetivos terapêuticos. Estas células podem ser usadas sistemicamente ou localmente no tecido ou órgão comprometido. As células usadas variam com relação ao seu estado de maturação e diferenciação. Terapias celulares bem sucedidas com C-T têm surgido nos últimos anos e a procura de novas terapias tem trazido esperanças para o tratamento de várias doenças.

O desenvolvimento de terapias celulares começa com a pesquisa básica para compreender os mecanismos envolvidos na manutenção do estado indiferenciado das C-T. O segundo passo compreende o estabelecimento de linhagens de C-T depositadas em bancos de C-T que são encarregados da guarda e distribuição destas linhagens. O terceiro passo é a produção de células-tronco em larga escala para uso nos estudos clínicos. A quarta etapa envolve os estudos pré-clínicos e clínicos.

A proposta de criação do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Terapia Celular (INCTC) avança neste sentido. O INCTC pretende desenvolver um programa de pesquisas básicas e clínicas, que se distribuem pelas quatro fases descritas.


OUTROS INSTITUTOS DO SETOR