Avaliação da contaminação no Rio São Francisco, região de Três Marias. Em vermelho são indicados os pontos de amostragem

A vocação mineral, a riqueza hídrica e a exuberante biodiversidade - que constituem diferenciais de desenvolvimento de Minas Gerais e do país ¿ são os focos de atuação do INCT-Acqua. Ao focalizar de forma integrada os temas Recursos Minerais, Água e Biodiversidade, o Instituto adota um novo paradigma no qual a água é o fio condutor de iniciativas voltadas à inovação, ao desenvolvimento científico, à integração empresa-sociedade e ao desenvolvimento regional sustentável. A integração entre esses temas é ainda incipiente no Brasil e no mundo e se constitui em um dos aspectos mais originais da proposta deste INCT.

O Instituto tem suas linhas de pesquisa identificadas com duas grandes áreas de atuação. A primeira consiste na avaliação do impacto das atividades da indústria mineral sobre a qualidade de água, de solo e conservação da biodiversidade. Neste contexto, o Instituto prioriza o desenvolvimento de tecnologias avançadas para estudos e avaliação da ecotoxicidade; o emprego de metodologias inovadoras que utilizem espécies neotropicais e, ainda, a identificação e caracterização de padrões de qualidade de água a serem utilizados como referências nas regiões de interesse. O objetivo mais amplo é contribuir para a minimização dos impactos das atividades do setor, para a seleção de técnicas de remediação e, particularmente, para a conservação da biodiversidade aquática.

A segunda área de atuação do Instituto visa à agregação de valor e de desempenho ambiental a processos e a produtos de base mineral. Nesse contexto, os processos de produção mineral passam a contemplar a utilização sustentável de todos os recursos naturais envolvidos (e.g. água, energia e bens minerais), explorando a sinergia com outras cadeias produtivas locais e atuando de forma proativa para o desenvolvimento das comunidades. Os processos são "redesenhados" para minimizar a geração de emissões, para transformar rejeitos em produtos e para agregar aos produtos maior valor.


OUTROS INSTITUTOS DO SETOR