INSTITUTOS

ECOLOGIA E MEIO AMBIENTE

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Observatório Nacional da Dinâmica da Água e de Carbono no Bioma Caatinga

O INCT ONDACBC desenvolve atividades para a geração de dados que permitam o melhor entendimento do funcionamento dos ecossistemas da região Nordeste, assim como para a modelagem de cenários, que podem servir como subsídio ao delineamento de estratégias de adaptação da produção agropecuária e das atividade de exploração florestal, com vistas ao enfrentamento dos problemas decorrentes do aumento da temperatura no futuro, que causará redução na produção de algumas das principais culturas agrícolas, notadamente, no Nordeste.

Acessar Hotsite

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Ecologia, Evolução e Conservação da Biodiversidade

O INCT EECBIO tem por objetivo promover a integração do conhecimento da biodiversidade em diferentes escalas espaciais, temporais e níveis da hierarquia biológica, por meio do desenvolvimento, aplicação, avaliação e divulgação de métodos inovadores para a obtenção e análise de dados em biodiversidade. Visa-se assim uma melhor compreensão dos padrões e processos ecológicos e evolutivos envolvidos na origem e manutenção da biodiversidade, bem como a otimização de estratégias para sua conservação com base em evidências sobre efeitos antrópicos, especialmente causados por mudanças climáticas, invasões biológicas e mudanças no uso do solo.

Acessar Hotsite

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Arqueologia, Paleontologia e Ambiente do Semiárido do Nordeste do Brasil

O INCT Inapas desenvolve pesquisas nas áreas disciplinares de arqueologia, paleoambiente, paleoparasitologia e paleontologia no semiárido do Nordeste do Brasil. Essa rede tem como objetivo caracterizar e definir cronologicamente a ocupação pré-histórica da região Nordeste do Brasil e seu contexto paleoambiental, visando à integração e à inovação das metodologias da pesquisa arqueológica paleoambientais no país. As pesquisas aportam contribuições na geração de conhecimentos para aplicação tecnológica na conservação do patrimônio cultural e ambiental e na gestão de recursos naturais e culturais, em transformação com as mudanças climáticas em ambientes semiáridos, cujos temas demandam a criação e utilização de novos métodos e tecnologias.

Acessar Hotsite

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Observatório das Dinâmicas Socioambientais

O INCT ODISSEIA visa analisar as relações homem-meio ambiente diante das emergências climáticas e mudanças ambientais e demográficas, elaborando novas metodologias de observação e de prospectivas socioambientais. A partir da elaboração e do monitoramento de indicadores especializados, que facilitarão a integração dos diferentes níveis de interação das dinâmicas sociais, políticas e as dinâmicas ecológicas, serão gerados cenários prospectivos de evolução da vulnerabilidade, aos quais serão associadas recomendações para definir estratégias de adaptação, tal como ferramentas de ação pública e de resiliência dos territórios vulneráveis. Essas recomendações estão atreladas à minimização dos impactos sobre o meio ambiente e têm o potencial de aumentar os bens de subsistência e, de modo geral, promover uma melhoria na qualidade de vida da população. Esse objetivo geral permitirá a organização da abordagem interdisciplinar do estudo da vulnerabilidade dos territórios, com uma finalidade comum de busca de soluções de adaptação. Permitirá também a construção participativa dos atores locais/territoriais na formulação dos cenários. A metodologia para construir os indicadores socioambientais e os cenários será elaborada a partir de alguns estudos de caso locais, distribuídos nos biomas Amazônia, Caatinga e Cerrado. O INCT ODISSEIA poderá contribuir para a implementação de diversos instrumentos e políticas governamentais em vigor, associando-os ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Por outro lado, o INCT ODISSEIA será também uma ferramenta operacional de monitoramento, comportando um portal web (plataforma) permitindo o conhecimento interativo de alguns indicadores socioambientais e de cenários prospectivos, a partir de uma base de dados organizada.

Acessar Hotsite

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Alternativas para Detecção, Avaliação Toxicológica e Remoção de Micropoluentes e Radioativos

O INCT DATREM tem por objetivo a busca por tecnologias inovadoras para avaliação de micropoluentes em nível químico, toxicológico e radioativo, bem como na busca por tecnologias mais eficientes para tratamento de resíduos, esgotos, efluentes e águas de captação, contribuindo para a avaliação de risco, preservação ambiental, saúde humana e controle da segurança e qualidade dos produtos de exportação e importação. As atividades desenvolvidas integram as metas de PD&I em áreas estratégicas para o país, no tocante à produção sustentável, produção mais limpa e produtos adequados às normas internacionais, contribuindo assim para ações e políticas que visem harmonizar o desenvolvimento econômico com a questão socioambiental e comprometimento com a saúde pública.

Acessar Hotsite

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Estudos de processos oceanográficos integrados da Plataforma Continental ao Talude

O INCT PRO-OCEANO tem a missão do de contribuir para a compreensão dos processos oceanográficos da Plataforma Margem Continental e Talude da costa Brasileira, de forma integrada, em diferentes escalas espaciais e temporais; a formação de recursos humanos nas áreas das Ciências do Mar desde o ensino básico até o pós-doutorado; e a transferência do conhecimento científico para empresários e a sociedade visando a formulação de políticas públicas para a preservação e uso sustentável dos recursos naturais dessas regiões oceânicas.

Acessar Hotsite

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Áreas Úmidas II: Inovações em Pesquisa, Manejo e Políticas Públicas em Áreas Úmidas

O INCT INAU II trabalha com a produção de conhecimentos para a conservação e o uso sustentável de áreas úmidas ¿ AU. O INAU e colaboradores já deram passos importantes para a definição e o delineamento de AUs, tendo também contribuído para a formulação de políticas públicas voltadas para essas áreas. As AUs ocupam aproximadamente 20% do território nacional, prestando importantes serviços ambientais como a estocagem e a purificação das águas, a regulação da descarga dos rios e do microclima regional, a produção de fibras e alimentos e a estocagem de carbono. Além disso, AUs são habitats importantes para populações humanas tradicionais, adaptadas às suas condições ambientais específicas. O INAU II tem como missão produzir, transmitir e disseminar conhecimentos, formando recursos humanos de alto nível de modo a subsidiar a tomada de decisão para a elaboração de marcos regulatórios que garantam a conservação, o uso sustentável, a recuperação e a supervisão/monitoramento das AUs.

Acessar Hotsite

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Madeiras da Amazônia

O INCT de Madeiras da Amazônia tem como foco de estudo o baixo rendimento das indústrias madeireiras da região. As pesquisas estão concentradas na utilização de tecnologia e inovação relacionada com a madeira tropical e manejo florestal. Estudos de ciclagem de nutrientes e emissões de compostos orgânicos voláteis serão executados em florestas não perturbadas e perturbadas naturalmente (seca e chuva convectiva) e pelo homem (exploradas em diferentes escalas de volume explorado, espaço e de tempo). No campo da inovação, novas tecnologias serão testadas na fabricação de peças de madeira tanto para a construção civil e na fabricação de casas, de móveis, instrumentos musicais e pequenos objetos de madeira. Para o manejo florestal, além da pesquisa, um banco de dados de resultados de pesquisa e de estatísticas de produção será desenvolvido, assim como, algoritmos para a produção de mapas florestais do ciclo de corte de uma floresta manejada.

Acessar Hotsite

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Ciências Forenses

O INCT Forense tem o objetivo de desenvolver estudos em Ciências Forenses diretamente baseados na realidade criminal brasileira, o projeto é interdisciplinar e busca identificar melhores técnicas de resolução de problemas periciais. O Núcleo de Pesquisa em Evidências Forenses da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, sede do instituto, e os demais participantes têm contado com o apoio de 19 programas de pós-graduação em quatro regiões do país para promover a formação de recursos humanos na área.

Acessar Hotsite

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas

O INCT MC2 visa implementar e desenvolver uma rede abrangente de pesquisa interdisciplinar sobre mudança global e sustentabilidade, e é baseado na cooperação entre cerca de 30 grupos de pesquisa de todas as regiões do Brasil e do exterior, envolvendo, em sua totalidade, cerca de 350 pesquisadores, estudantes e técnicos, constituindo-se como uma das maiores redes de pesquisa ambiental desenvolvidas no Brasil. O INCT pretende avaliar os impactos da mudança global do ponto de vista econômico, usando projeções de clima futuro. O projeto está organizado em três temas integrados: 1) economia e impactos nos principais setores; 2) modelação do sistema terrestre e produção de futuros cenários climáticos para estudar a vulcanização, os impactos, a adaptabilidade e a resiliência; e 3) comunicação, disseminação de conhecimento e educação para a sustentabilidade. Os três temas atendem a seis linhas temáticas: a) segurança alimentar; b) segurança hídrica; c) segurança energética; d) saúde; e) desastres naturais, impactos na infraestrutura física em áreas urbanas e desenvolvimento urbano; e f) impactos nos ecossistemas brasileiros em vista das mudanças no uso da terra e na biodiversidade.

Acessar Hotsite

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Oceanografia Integrada e Usos Múltiplos da Plataforma Continental e Oceano Adjacente

O INCT Mar COI trará importantes avanços na área da Ciências do Mar. Dentre eles podemos ressaltar: 1) melhoria significativa da infraestrutura de pesquisa oceanográfica no Brasil, 2) emprego de novas tecnologias em Oceanografia, 3) desenvolvimento e inovação tecnológica, 4) melhoria na formação e capacitação de futuros profissionais, através de cursos profissionalizantes, de graduação, e de pós-graduação oferecidos pelas instituições copartícipes 5) diminuição das diferenças regionais na capacitação e formação de recursos humanos e 6) estudos sobre novos estoques pelágicos na plataforma brasileira. O objetivo central é implantar e consolidar uma rede de pesquisas para a realização de pesquisas oceanográficas em mar aberto, fundamentada em conceitos e metodologias de vanguarda e contribuindo para a formação de recursos humanos, transferência de conhecimento para a sociedade e geração de políticas públicas.

Acessar Hotsite

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Tecnologias Ambientais Para a Valoração de Resíduos e Materiais Renováveis

O INCT MIDIAS tem como objetivo o desenvolvimento de ciência aplicada de ponta nas áreas de química, engenharia, materiais e processos que gerem tecnologias ambientais de alto potencial aplicado para a valoração de resíduos e materiais renováveis, tendo em vista quatro áreas estratégicas para o Brasil: 1) Novos processos para tratamento de efluentes industriais e reuso de água; 2) Novos processos para a transformação de resíduos industriais e da mineração em materiais de valor agregado; 3) Biodiesel e bio-óleo: subprodutos e resíduos e 4) Novos insumos e materiais a partir de fontes renováveis e resíduos. Além da pesquisa acadêmica, o INCT MIDIAS pretende fomentar a transferência das tecnologias geradas para o setor privado.

Acessar Hotsite

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Biodiversidade e Produtos Naturais

O INCTBioNat foi criado para mapear e catalogar de forma organizada todas as informações sobre os metabólitos secundários detectados e/ou isolados de organismos de nossa rica biodiversidade, fundamental para o avanço de pesquisa em química de produtos naturais do Brasil. A criação de uma rede nacional de pesquisa para mapeamento químico e biológico das espécies terrestres, marinhas e de microrganismos da nossa biodiversidade constitui-se numa estratégia racional para a seleção de substâncias ativas mais promissoras para posterior estudos farmacológicos e toxicológicos visando moléculas protótipos. Para atingir tais metas, o ICNTBioNat reúne pesquisadores de excelência e pesquisadores jovens e talentosos que iniciam suas carreiras em universidades federais e estaduais de vários estados da federação, englobando todas as regiões do Brasil.

Acessar Hotsite

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Estações Sustentáveis de Tratamento de Esgoto

O INCT ETEs objetiva tornar-se um centro de referência internacional para questões relacionadas ao tratamento de esgoto doméstico, notadamente para países em desenvolvimento, ancorado nos cinco pilares: nucleação de competências na área de tratamento de esgoto; formação de recursos humanos de alto nível para atuar na área de tratamento de esgoto; pesquisas básicas e aplicadas que propiciem o desenvolvimento de sistemas integrados e sustentáveis de tratamento de esgoto, com recuperação e valoração dos subprodutos do tratamento; transferência de conhecimento para a sociedade e transferência de conhecimento para o setor empresarial e governo.

Acessar Hotsite

Mostrando 21 - 34 de 34 resultados.
Itens por página 20
de 2